Joe Abiko

25 de nov de 20192 min

POR QUE A ANSIEDADE DE SEPARAÇÃO ACONTECE?

Video by Mouai Munajim

Cães são animais gregários, ou seja, são animais que vivem em grupo. Quando livres, formam matilhas para garantirem a sua sobrevivência.

Quando adotamos um cachorro, queremos que ele se comporte de maneira adequada, pois temos nossos afazeres do dia a dia e não podemos dedicar 24 horas do nosso dia aos nossos cães.

Para o novo membro da família toda essa mudança não é nada fácil, deixar o calor da mãe a companhia dos irmãos e ter que enfrentar a solidão quando a nova família sai para trabalhar pode ser aterrorizante, podendo levar o cachorro a ter comportamentos inadequados.

Cães vocalizam naturalmente para chamar a atenção de outros membros, como quem diz: “Ei! Estou aqui e preciso de vocês! ”. Ao ouvirem latidos e uivos, outros membros vem ao seu encontro.

O processo da ansiedade de separação se dá quando o cão está só, quando você está longe. Para ele é muito complicado lidar com a solidão, principalmente quando te chama e não é atendido; gerando um estresse psicológico muito grande para o seu animal de estimação. É quando ele começa a tentar resolver o conflito sozinho.

Observe se o seu cão apresenta alguns desses sintomas quando está só:

- Latidos e uivos durante;

- Xixi e cocô fora do lugar;

- Destruição de objetos, inclusive paredes, portas e carros, que pode levar a automutilação e ingestão de substâncias e objetos nocivos à saúde do animal;

- Respiração ofegante;

- Salivação excessiva;

- Inquietação.

Caso o seu cachorro apresente algum desses sintomas, significa que ele está passando por momentos difíceis e sofrendo.

O mercado oferece inúmeras opções que amenizam esse estresse, e trazem uma certa conveniência para nós humanos, como por exemplo: os brinquedos, creches, passeadores de cães e até babás. No entanto, não se prenda a paliativos que não solucionam problemas de comportamento.

Faça a sua parte, é de você que o seu cão mais precisa. Consulte um especialista em comportamento para lhe orientar sobre como promover o bem-estar do seu cachorro que tem necessidades específicas e que devem ser supridas.

Cão A otimizando relações

#adestradorjoeabiko #especialista #comportamento #canino #joeabiko #cãoa #adestrador #maringá #maringa #cães #cão #cachorro #educador #psicologia #canina #adestradormaringa #adestradormaringá #petfriendly

    0