top of page
Buscar

A CASTRAÇÃO NÃO SOLUCIONA PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO



Esterilizar ou castrar cães é atualmente um método eficaz de controle de nascimento de cães. Por meio da castração evitamos a superpopulação canina, salvamos vidas, e poupamos os abrigos da superlotação.


Um cão não castrado tende a seguir o instinto de reprodução ao sentir a presença de uma fêmea no cio, ou até mesmo, sair correndo atrás de um outro cão.


A castração nos machos impede a produção de testosterona (hormônio sexual). Para o treinamento de chamado, esse procedimento é positivo visto que o cão passa a atender melhor aos chamados.


No entanto, a castração ou a esterilização não é a solução para muitos problemas de comportamento, como vimos e ouvimos.


MITOS


"A castração soluciona problemas de comportamento." "A castração torna o cão mais afetuoso." "O seu cão deve ser castrado porque os hormônios sexuais levam ao estresse e agressão entre os cães." "Muitos problemas de agressão podem ser evitados com a castração." "A castração elimina o problema de marcação territorial."


VERDADES


Considerando o fato de que uma das razões recomendadas para castrar e esterilizar os cães são para corrigir uma série de problemas comportamentais, Deborah L. Duffy, Ph.D., e James A. Serpell, Ph.D.(do Centro de Interação de Animais e da Sociedade da Faculdade de Medicina Veterinária, Universidade da Pensilvânia), desenvolveram pesquisas e sustentam que a castração contribui com o mau comportamento, resultado este diferente do que muitos acreditam.


De acordo com resultados de pesquisas, realizadas pela Ph.D. Parvene Farhoody (comportamentalista animal, fundadora do Behavior Matters,®Inc. de New York), o comportamento de cães castrados foi diferente da visão predominante. Dados indicaram que cães castrados eram mais agressivos, medrosos, excitáveis e menos adestráveis.


Problemas de comportamento devem ser analisados e tratados individualmente por um comportamentalista.


Deixe aqui o seu comentário sobre a sua experiência com a castração do seu cachorro.


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

BRIGAS ENTRE CÃES QUE VIVEM NA MESMA CASA

A cada dia aumentam os casos de brigas entre cães que vivem na mesma casa. E qual seria o motivo dessas brigas? Como evitá-las? Como tratar esses casos? Inúmeros são os motivos que podem desencadear u

bottom of page