top of page
Buscar

A CRUELDADE SILENCIOSA contra os cães

Atualizado: 22 de set. de 2020



Nas mídias sociais, é comum as postagens sobre humanos que mutilam, abandonam, batem, torturam, colocam fogo em animais.


Assistindo e deixando o seu like nesse tipo de postagem, você só ajuda o algoritmo a mostrar mais e mais do que a gente não quer que aconteça com os animais e incentiva as pessoas a postarem mais sobre o assunto. Alguns até criam situações para postarem algo do gênero só pela audiência.


Deixar o seu like ou o seu comentário de revolta nesse tipo de postagem não te faz mais humano ou contribui para aliviar a dor dos animais.


Assusta a existência de uma crueldade não muito divulgada e silenciosa, que acontece em muitos lares, mas que poucos percebem racionalmente que ela existe.


Talvez por falta de informação relevante quanto às reais necessidades dos cães como espécie. Muita informação falsa tida como verdadeira e muitos outros casos de desleixo.


Neste texto, vou colocar alguns exemplos que acontecem corriqueiramente, talvez até sem mesmo você perceber.


ALGUNS TIPOS DE CRUELDADE SILENCIOSA:


  • Alimento em excesso - Muitos tutores alimentam excessivamente seus cães com petiscos e guloseimas. Talvez, esses tutores sintam culpa por algum motivo, e o alimento passa a ser uma forma de compensar a ausência de interação esperando que o alimento supra as necessidades do cachorro. A única forma de interação que esses tutores conseguem fazer com os seus cães é por meio do alimento.


O excesso de alimento pode causar a obesidade e outras doenças relacionadas como, a diabetes e a hipertensão. Podendo levar o cachorro a fazer tratamentos e dietas nem sempre agradáveis para o cachorro.


A alimentação do cachorro deve estar de acordo com o perfil de cada cão. Levando em conta o que ele faz diariamente. Cães que se exercitam mais, precisam de mais calorias. Cães sedentários, precisam de menos alimento e mais exercícios físicos.



  • Carência de atividade física - Por menor que o cachorro seja ou por mais amplo que seja o seu quintal, sair raramente para caminhar é cruel para o cachorro. Todo cachorro precisa gastar a energia acumulada. A energia acumulada tem que sair de alguma forma, e pode sair em forma de latidos, uivos, mordidas, destruição de objetos, xixi e cocô em locais indevidos e outros problemas de comportamento.


As caminhadas estruturadas, que são diferentes dos passeios, devem ser diárias. As necessidades físicas de cada cachorro vai de acordo com o perfil de cada cachorro.


Se você tem um Border Collie, ele precisa de muito mais exercício que um Shih Tzu por exemplo. Treinar os exercícios de adestramento diariamente é oferecer exercício físico e mental para o cachorro.


  • Falta de estímulo mental - Coibir o que faz parte da genética do cachorro limitando-o a utilizar o cérebro faz com que ele fique entediado. Deixar o cachorro sem estímulos e sem desafios é muito cruel.


Cães exploram o mundo basicamente por meio do olfato, visão e audição. Na natureza, cães caçam pelo alimento, e o alimento é a recompensa pelo esforço do trabalho. Durante a caça ele utiliza todos os sentidos e trabalha a mente para apanhar a presa.


Nos centros urbanos, fica complicado simular o processo da caça, mas o(a) tutor (a) pode usar comandos antes de oferecer o alimento. Um exemplo é dar o comando senta e o comando de espera, e só então permitir que o cachorro se alimente. Esse tipo de exercício fortalece também o posicionamento do (a) tutor (a) como líder do grupo e como provedor do alimento.


Treinar o cachorro, mesmo com comandos simples como: o senta e o deita pode ser um ótimo meio de estimular mentalmente o cachorro e fortalecer o vínculo entre humanos e cães. O adestramento trabalha a obediência e a disciplina do cachorro.


  • Liberdade sem supervisão - Cães não devem ser deixados sozinhos e sem supervisão. A maioria dos acidentes, muitas vezes fatais, acontece durante a ausência do tutor.


Deixar o cachorro livre e sem supervisão com a opção de escolhas, como por exemplo: ingerir algo que possa causar problemas gastrointestinais, destruir objetos, fazer xixi e cocô em locais inadequados, deixar que ele sofra de ansiedades e fique com medo o tempo que estiver sozinho é muito cruel.


O cachorro deve ser treinado a ficar na caixa de transporte ou no canil quando tiver que ficar sozinho, fato que em determinado momento por mais curto que seja irá acontecer.


Deixar o seu cachorro na caixa de transporte ou no canil quando necessário não é cruel e muito menos é maltratar o seu cachorro. Cães sentem a necessidade de proteção. A caixa de transporte simula a toca, é um abrigo que promove conforto e segurança. A caixa de transporte não é prisão, não é castigo. A caixa de transporte é segurança para o seu cachorro.


  • Postagem inocente com cunho perigoso nas redes sociais - Crueldade também é fazer postagem de cães reagindo histericamente com humanos pegando o cachorro sem que ele queira ser pego.


Para muitas pessoas, esse tipo de postagem é bastante engraçada e acaba viralizando, e às vezes, vira tendência nas mídias sociais.


Por trás dessa cena inocente e hilária (para alguns) há um cachorro estressado, muitas vezes inseguro e que não gosta de ser abraçado e nem de se sentir apertado e que está tentando se esquivar do problema, por meio de latidos, rosnados e mordidas. Esse tipo de atitude só incentiva a agressividade do cachorro.


Essa situação faz com que o cachorro se sinta coagido, aumenta o nível de ansiedade, medo e induz o cachorro a ter mais problemas de comportamento.


Se você faz esse tipo de postagem, talvez esteja na hora de refletir se quer que o seu cachorro se estresse dessa forma por causa de likes e seguidores. Isso não é legal e é muito estressante para o cachorro.


Se você curte esse tipo de postagem, não deixe o seu like e nem compartilhe esse tipo de conteúdo, isso só faz com que os algoritmos entendam que esse tipo de postagem faz sucesso, distorce a realidade e faz com que mais pessoas vejam e passem a acreditar que é muito engraçado ver um cachorro irritado.


As mídias sociais já estão cheias de posts cruéis envolvendo animais. Deixe o seu like em posts com conteúdos relevantes por um mundo melhor para os animais e para nós.


O algoritmo não sabe diferenciar o que é bom do que é ruim para o seu cachorro. O algoritmo entende que quanto mais visualizações mais conteúdo desse tipo será veiculado para que mais pessoas possam ver.


Vamos promover posts com conteúdo relevante para os animais.


  • Problemas de comportamento - Estar ciente de que o cachorro tem um ou vários problemas de comportamento e não corrigir. Alguns preferem deixar seus cães enclausurados e sem interação porque não conseguem lidar com os problemas de comportamento.

O maior motivo do abandono de cães é devido ao financeiro ou mau comportamento. Um exemplo clássico é:


Um cachorro com problema de agressividade, que é um dos problemas mais comuns como resultado de ansiedade não tratada. O cachorro tem esse problema, mas os tutores vão levando. Nasce uma criança e o cachorro se torna uma ameaça real à criança, quem leva a pior? O cachorro claro!


O cachorro é doado, e raramente o problema desaparecerá com a nova família que repassará ou devolverá o cachorro, e ao final, o cachorro acaba abandonado novamente.


Como é um cão perigoso, poucas pessoas vão querer cuidar do cachorro e oferecer uma nova chance. O final geralmente é uma morte trágica e solitária.

Deixar o cachorro sofrer esse tempo todo é cruel e desumano


A correção se faz necessária para que haja a modificação comportamental. A correção não significa violência. A correção é mais justa que abandonar o cachorro por problemas de comportamento.


Ignorar o problema achando que o problema se resolverá por si se trata de uma ilusão e talvez até falta de comprometimento com a vida do cachorro.


Se o cachorro apresenta problemas de comportamento e a pessoa não sabe como resolver, ela deve procurar ajuda profissional, e não permitir que o seu cachorro sofra. Cachorro com problema de comportamento é um cachorro que vive em estado de sofrimento.


  • Adquirir um cachorro por vaidade - Quem adquire um cachorro só porque gosta da raça, ou porque pega bem e parece mais humano adotar SRD e não está disposto a suprir as necessidades reais do cachorro, está pensando só em si mesmo, e isso também é cruel.

Após o período de namoro, a pessoa enjoa e larga o cachorro, às vezes no quintal à mercê da própria sorte.


Felizmente, há humanos que estão dispostos a educar e suprir as necessidades do cachorro como espécie. Se você é esse tipo de humano parabéns!


  • Menos é mais - Cães dão despesas. A consulta com o lado racional e financeiro são essenciais antes de trazer mais um cachorro para casa.


Cães sem vacinas éticas são cães que podem contrair doenças que podem se espalhar rapidamente entre outros cães. Permitir brigas entre cães da mesma casa além do estresse constante para os cães e humanos pode resultar em despesas caras com o veterinário e também no hospital, muitos tutores são atacados ao tentar apartar brigas entre cães.


Alimentação de baixa qualidade a longo prazo pode trazer problemas de saúde e outras complicações, gerando mais despesas.


Quem tem mais que um cachorro sabe o quanto é desafiador manter todos os cães sob controle. Geralmente, cães resgatados vêm com problemas de comportamento. e o tratamento para corrigir comportamentos também custam dinheiro e esse custo também deve entrar no orçamento antes de trazer um cachorro para casa.


Cães têm necessidades específicas da espécie, e isso exige tempo diário para se dedicar e interagir equilibradamente com o seu cachorro.


Quando a pessoa leva um cachorro para casa movida pela emoção, ela pode estar levando um problema para casa.


O vídeo a seguir é o mínimo que as pessoas devem saber antes de levarem um filhote para casa seja de raça ou srd.





Não é a minha intenção desmotivar a adoção de cães de abrigos, de rua, ou a compra de cães de raça.


O objetivo deste texto é trazer informações que fazem sentido e que podem ajudar a combater os silenciosos maus-tratos e a crueldade contra os animais dentro de casa.


A crueldade e os maus tratos podem estar obscuros em boas intenções.


Siga-me no instagram

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

BRIGAS ENTRE CÃES QUE VIVEM NA MESMA CASA

A cada dia aumentam os casos de brigas entre cães que vivem na mesma casa. E qual seria o motivo dessas brigas? Como evitá-las? Como tratar esses casos? Inúmeros são os motivos que podem desencadear u

bottom of page