Buscar

ÁGUA PARA CÃES


Photo by Samad Deldar

A água é o principal componente das células vivas e saudáveis do corpo.


Para manter o seu cão saudável, além de uma dieta balanceada, a água também deve fazer parte da dieta diária do seu cachorro.


QUAL É A FUNÇÃO DA ÁGUA?


Uma das funções da água é transportar nutrientes importantes para dentro e para fora das células. Ela ajuda na digestão de alimentos e auxilia o corpo a absorver os nutrientes. A água também serve para resfriar o corpo e trabalha para manter a temperatura normal do corpo.


A água lubrifica, amortece, e facilita o movimento das articulações. A medula espinhal e outros tecidos internos também são lubrificados pela umidade da água, e os resíduos são removidos do corpo através da micção e evacuação.


Basicamente, todas as funções importantes do corpo requerem água e sem o suprimento adequado, o cão pode desidratar e adoecer rapidamente. Os órgãos podem ser danificados com a deficiência da água e se a deficiência durar muito tempo, órgãos como: rins, fígado, e outros começarão a falhar, e o animal pode morrer.


FORNECENDO ÁGUA ADEQUADA AOS CÃES


Certifique-se que seu cão tem água fresca e limpa o suficiente para mantê-lo saudável, você deve fornecer diariamente água ao seu animal de estimação. Mantenha a tigela do seu cachorro sempre cheia e reabastecida com água limpa e fresca.


Como regra geral, os cães devem beber aproximadamente 30 ml de água por quilo de peso corporal por dia. No entanto, há vários fatores que podem afetar o quanto o seu cão vai beber de água, dependendo da temperatura ambiente e da quantidade de exercício que o seu cão realiza durante o dia pode ser necessário mais água. Isso acontece porque a água é perdida devido ao excesso de respiração e salivação.


Cães que se alimentam de comida natural ou enlatada absorvem uma quantidade maior de água por meio do alimento, esse cães podem beber menos água do que os cães que se alimentam de ração.


SINAIS DE DESIDRATAÇÃO


Um cão saudável beberá água suficiente para se manter bem hidratado. Mas, existem casos em que a desidratação pode acontecer.


Cães que sofrem de doenças como: doença renal, distúrbios metabólicos (como a diabetes), câncer e cadelas gestantes ou cadelas amamentando correm o risco de se tornarem desidratados mais rápido.


COMO VERIFICAR SE O SEU CÃO ESTÁ DESIDRATADO


Pegue uma dobra de pele sobre a parte superior das omoplatas, puxe-a suavemente e solte-a. Preste atenção no movimento da pele se acomodando novamente no lugar. Em circunstâncias normais, a pele deve retornar rapidamente ao local sem qualquer hesitação. Se o seu cão estiver desidratado, a pele retornará lentamente ou poderá ficar parada por um tempo antes de voltar ao lugar.


A boca é outro lugar para verificar se o seu amigo está desidratado. Se a gengiva estiver seca, pegajosa ou pálida, pode ser um sinal de doença ou de desidratação. Animais de estimação desidratados terão o globo ocular seco e afundado, nariz e boca seca.


Manter a hidratação adequada é muito importante para a saúde do seu cão.


#adestradorjoeabiko #cãoa #caoaeduca #água #hidratação #cachorro #adestradormaringá #psicologiacanina #comportamentocanino


Fonte: petMD

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo