Buscar

ANSIEDADE SOCIAL EM CÃES O QUE É?

A ansiedade social é uma resposta emocional provocada por algum tipo de medo como: medo de outros cães, animais, pessoas, locais novos, sons, algum estímulo ambiental que provoque medo no cachorro.


A ansiedade é um sentimento que causa desconforto, apreensão, tensão e a antecipação de algum perigo que vem de algo desconhecido ou estranho.


Muitos tutores relatam por exemplo, que o cachorro é comportado e obediente dentro de casa, mas que se transforma quando sai às ruas.



O nível de ansiedade social depende do histórico de vida de cada cachorro, de onde ele veio, como foi criado, como é criado e pode variar desde o mais leve até aos mais severos.


Os sinais de que algo está errado são observados pela mudança de comportamento do cachorro.


Esses sinais podem ser variados, e muitos cães podem apresentar vários sinais de ansiedade.


A maioria dos cães respondem com enfrentamentos quando se sentem acuados. Cães quando se sentem coagidos pelo medo podem responder com agressividade, enquanto os mais tímidos podem recuar frente ao estímulo que causa o medo.


SINAIS QUE INDICAM QUE O SEU CACHORRO SOFRE DE ANSIEDADE SOCIAL


  • Comportamento agressivo - latidos, rosnados, podem avançar nas pessoas ou animais.

  • Comportamento tímido e medroso - tentam se esconder atrás dos tutores, choros.

  • Alguns apresentam sinais de extremo nervosismo como respiração ofegante e salivação em excesso (baba). Alguns podem também urinar ou defecar frente ao estímulo.




CAUSAS DA ANSIEDADE SOCIAL EM CÃES


Filhotes quando não introduzidos propriamente a novas experiências podem se sentir estressados e nervosos. O nervosismo pode acontecer ao entrarem dentro de carros, nas ruas, ao pisar em diferentes superfícies, em espaços livres, em ambientes desconhecidos, isso acontece devido à imensa quantidade de estímulos novos a ser processada ao mesmo tempo.


A socialização adequada e o adestramento quando filhote ajuda o cachorro a encarar e se adaptar a novas situações ao longo da vida.


A ansiedade social é comum em cães adultos resgatados e adotados, cães que sofreram abusos ou foram negligenciados. Muitos deles não tiveram contato com humanos ou tiveram experiências negativas com as pessoas. Cães que foram separados precocemente da mãe podem sofrer de ansiedade.


Cães domésticos que vivem em centros urbanos, geralmente apresentam ansiedade por separação.


A ansiedade por separação é fato bastante comum, quando o cachorro não é treinado e não foi preparado para ficar só quando os tutores precisarem sair de casa por algum motivo, principalmente a trabalho.


Cães de rua podem sofrer de ansiedade por não confiarem em humanos ou se sentirem estressados em locais muito agitados que causam medo. O comportamento desses cães é desenvolvido por uma questão de necessidade de sobrevivência nas ruas.


Cães que raramente saem de suas casas, apartamentos, ou cães que vivem em zonas rurais podem se sentir inseguros quando saem do seu território.


COMO TRATAR A ANSIEDADE SOCIAL EM CÃES


Se o seu cachorro está sofrendo com algum tipo de ansiedade, você deve ser bastante paciente durante o processo de superação do medo causador da ansiedade.


Comece devagar, o processo leva tempo, observe os limites do seu cachorro. Trabalhar um cachorro ansioso é um grande desafio, mas é animador quando você começa ver os resultados.


A prática do exercício do place, que faz com que o seu cachorro se mantenha calmo e relaxado diante de inúmeros estímulos, é o primeiro exercício que você deve ensinar para o seu cachorro.


A caixa de transporte é recomendada para o tratamento de ansiedades. A caixa simula a toca, o habitat natural para os cães relaxarem. A caixa de transporte é o porto seguro do cachorro onde ele poderá se refugiar, se sentir seguro, relaxar e descansar.


Se o seu cachorro tem medo de um local específico, você pode levá-lo ao local e manter uma distância segura para ele. O cachorro mostrará pelo comportamento, até onde ele pode ir. A aproximação deve ser aos poucos, isso leva tempo e exige muita paciência.


Se a reação negativa é em relação a outros cães, não force nenhuma aproximação, evite o encontro com outros cães durante as caminhadas e evite locais onde há aglomeração de cães. Respeite e mantenha a distância que o seu cachorro se sente confortável. Aumente aos poucos o tempo e a distância entre os cães.


O objetivo é controlar o nível de ansiedade do seu cachorro. Para este tipo de treino aconselho o treino do place com cães equilibrados e que já dominam o exercício.


Procure tutores que têm cães socialmente equilibrados para interagir e treinar o seu cachorro.


O cachorro pode nunca querer interagir com outros cães, há cães que são assim, preferem ficar sozinhos, mas, ele pode aprender a tolerar outros cães em ambientes sociais.



COMO PREVENIR A ANSIEDADE SOCIAL EM CÃES


A correta socialização canina, que é bem diferente da socialização que muitos tutores têm como referência, deve ser iniciada o mais rápido possível ainda quando o cachorro é um filhote.


O adestramento é essencial para que o seu cachorro aprenda a lidar com situações que podem causar medo. Um cachorro socialmente equilibrado é aquele que se mantém sereno em locais agitados e sabe interagir socialmente com outros cães.


Você pode levar o seu filhote, previamente imunizado, a diversos locais para que ele se acostume com os cheiros, movimentos e sons. Dessa forma, ele aceitará novos ambientes e situações com mais facilidade.


Se você adotou um cachorro adulto, e não tem certeza do histórico de vida dele, você pode fazer o mesmo processo para socializar o seu cachorro, inicie o processo a partir do dia em que ele vier para a sua casa.


A ansiedade social canina é provocada por nós humanos, no mundo artificial que construímos e inserimos nossos cães. É nossa responsabilidade cuidar dos nossos cães.


LINKS RELACIONADOS COM O TEXTO:


Sobre a caixa de transporte no tratamento de ansiedades:

https://www.caoaeduca.com/caixa-de-transportes


Sobre a verdadeira socialização canina:

https://www.caoaeduca.com/post/socializacao-canina-uma-apologia-ao-distanciamento


Serviço indicado para tratar ansiedades em cães adultos:

REEDUCAÇÃO COMPORTAMENTAL


Serviço indicado para prevenir e tratar de ansiedades em filhotes:

EDUCAÇÃO PREVENTIVA




VÍDEO DO EXERCÍCIO DO PLACE:





Fontes:

https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S016815911200367X visita em 09/09/2020


https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1558787816000216 visita em 09/09/2020


https://www.merckvetmanual.com/behavior/normal-social-behavior-and-behavioral-problems-of-domestic-animals/behavioral-problems-of-dogs visita em 10/09/2020


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo