top of page
Buscar

CÃES INSEGUROS


Cães inseguros podem apresentar sintomas como:


- se esconder diante de algum ruído, devido à aproximação de pessoas, outros animais, carros, bicicletas;


- tremedeiras;


- podem rosnar / morder e atacar membros da família e estranhos por falta de autoconfiança;


- resmungar, chorar e uivar quando deixados sozinhos;


- alguns ficam ofegantes e estão sempre alertas, dificilmente conseguem relaxar;


- podem apresentar postura submissa;


- xixi e cocô em locais indevidos.


Alguns fatores que podem tornar o seu cão inseguro:


-estresse;

-ansiedade;

-medo;

-traumas;

-alguma condição fisiológica;

-degeneração devido à idade avançada;

-socialização mal trabalhada;

-falta de liderança;

-proteção excessiva por parte do tutor.


Muitas vezes, a insegurança do cachorro faz parte do reflexo da insegurança que o (a) tutor (a) sente e projeta no cachorro.


Cães têm como referência seus humanos, olham para eles em busca de orientação. Tutores podem fomentar a insegurança de seus cães quando recompensam comportamentos indesejados na tentativa de acalmar e proteger cães medrosos.


Sendo um líder forte, seu cão se sentirá mais confiante e seguro. Saber se comunicar corretamente com o seu cão garante que ele receba a mensagem correta de como se comportar adequadamente.


Só isso basta?


Se o seu cão apresenta sintomas de insegurança, consulte um bom veterinário, que realizará um exame físico e testes para ter certeza de que não há nenhuma razão fisiológica que justifique comportamentos negativos.

.

Exames de sangue e de urina ajudam a identificar infecções e quaisquer desequilíbrios químicos e hormonais no organismo do seu cachorro. Qualquer condição médica deverá ser tratada por um veterinário idôneo.


A melhor forma para diagnosticar distúrbios comportamentais é monitorar o comportamento do seu cão, e observar fatores desencadeadores que causam o comportamento indesejado, como: ruídos, pessoas, situações, quando o seu cão está só.


Filmar o seu cão durante os momentos de insegurança pode ajudar profissionais da área a determinarem o que pode estar causando a insegurança.


Após identificar o que está causando o comportamento, um plano de tratamento de modificação comportamental pode ser elaborado por um especialista em comportamento canino.

Ansiedade, medos e estresse podem ser gerenciados através da redução de gatilhos e pelo gerenciamento de ambientes estressantes.


Técnicas que incluem modificação comportamental, contracondicionamento e dessensibilização ajudam o seu cão a ganhar confiança e aprender a responder de forma mais apropriada em situações de medo.


Tornar-se o líder que o seu cão precisa ajudará o seu cão a aprender regras e a ser menos inseguro.


Cão A otimizando relações


https://www.caoaeduca.com/

https://www.instagram.com/adestradorjoeabiko/

https://caoaeduca.blogspot.com/


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

BRIGAS ENTRE CÃES QUE VIVEM NA MESMA CASA

A cada dia aumentam os casos de brigas entre cães que vivem na mesma casa. E qual seria o motivo dessas brigas? Como evitá-las? Como tratar esses casos? Inúmeros são os motivos que podem desencadear u

bottom of page