Cães inseguros podem apresentar sintomas como:
- se esconder diante de algum ruído, devido à aproximação de pessoas, outros animais, carros, bicicletas;
- tremedeiras;
- podem rosnar / morder e atacar membros da família e estranhos por falta de autoconfiança;
- resmungar, chorar e uivar quando deixados sozinhos;
- alguns ficam ofegantes e estão sempre alertas, dificilmente conseguem relaxar;
- podem apresentar postura submissa;
- xixi e cocô em locais indevidos.
Alguns fatores que podem tornar o seu cão inseguro:
-estresse;
-ansiedade;
-medo;
-traumas;
-alguma condição fisiológica;
-degeneração devido à idade avançada;
-socialização mal trabalhada;
-falta de liderança;
-proteção excessiva por parte do tutor.
Muitas vezes, a insegurança do cachorro faz parte do reflexo da insegurança que o (a) tutor (a) sente e projeta no cachorro.
Cães têm como referência seus humanos, olham para eles em busca de orientação. Tutores podem fomentar a insegurança de seus cães quando recompensam comportamentos indesejados na tentativa de acalmar e proteger cães medrosos.
Sendo um líder forte, seu cão se sentirá mais confiante e seguro. Saber se comunicar corretamente com o seu cão garante que ele receba a mensagem correta de como se comportar adequadamente.
Só isso basta?
Se o seu cão apresenta sintomas de insegurança, consulte um bom veterinário, que realizará um exame físico e testes para ter certeza de que não há nenhuma razão fisiológica que justifique comportamentos negativos.
.
Exames de sangue e de urina ajudam a identificar infecções e quaisquer desequilíbrios químicos e hormonais no organismo do seu cachorro. Qualquer condição médica deverá ser tratada por um veterinário idôneo.
A melhor forma para diagnosticar distúrbios comportamentais é monitorar o comportamento do seu cão, e observar fatores desencadeadores que causam o comportamento indesejado, como: ruídos, pessoas, situações, quando o seu cão está só.
Filmar o seu cão durante os momentos de insegurança pode ajudar profissionais da área a determinarem o que pode estar causando a insegurança.
Após identificar o que está causando o comportamento, um plano de tratamento de modificação comportamental pode ser elaborado por um especialista em comportamento canino.
Ansiedade, medos e estresse podem ser gerenciados através da redução de gatilhos e pelo gerenciamento de ambientes estressantes.
Técnicas que incluem modificação comportamental, contracondicionamento e dessensibilização ajudam o seu cão a ganhar confiança e aprender a responder de forma mais apropriada em situações de medo.
Tornar-se o líder que o seu cão precisa ajudará o seu cão a aprender regras e a ser menos inseguro.
Cão A otimizando relações
https://www.caoaeduca.com/
https://www.instagram.com/adestradorjoeabiko/
https://caoaeduca.blogspot.com/
Comments