Buscar

COMO TREINAR COM A CAIXA DE TRANSPORTE


Vemos o tempo todo postagens de cães que comem sapatos, bolsas, colchões, portas e até carros. Seguindo por cães que destroem jardins, sobem nas mesas, atacam o pacote de bolachas e comem o chocolate.


E muitas vezes, essas cenas que alguns acham engraçadas, podem ter um final trágico como: a ingestão de algum produto venenoso ou algum objeto que pode perfurar o aparelho digestivo, e até cães que morreram eletrocutados porque resolveram comer o fio do refrigerador.


E isso geralmente acontece, quando você não está em casa.


Este artigo é sobre prevenção e como você pode evitar esses acidentes e até mesmo salvar a vida do seu cachorro, utilizando a caixa de transporte.


No vídeo, meus alunos John John e Boof, e nesta aula, estamos fazendo a adaptação à caixa de transporte.


Bem no início do treinos, orientei a tutora que alimente os cães dentro da caixa. O que formou um vínculo agradável com a caixa de transporte.


O Boof se sente confortável com a caixa de transporte e não demonstrou nenhum receio em relação a caixa desde o início.


Neste cenário, ele permanece dentro da caixa de transportes, durante o treino do John John.

Cães têm personalidades diferentes e reagem de forma distinta ao mesmo exercício.


John John já comeu parte do rodapé da sala e ambos já comeram o forro de um tapete que ficava embaixo da vasilha de água.


Estamos treinando o John John para que ele entre dentro da caixa de transporte quando for dado o comando.


Os treinos devem ser consistentes e você deve ter muita paciência, principalmente na fase inicial de introdução e adaptação a caixa de transporte.


Se o seu cachorro responde bem ao alimento, você pode utilizar parte da porção diária para treinar o cachorro a entrar e permanecer dentro da caixa de transporte com a porta da caixa fechada.


A caixa de transporte satisfaz o instinto canino de estar em uma toca, alivia o estresse causado por interferências externas, é o quarto do seu cachorro quando ele quiser se refugiar e ficar sozinho.


O treinamento em caixa de transporte é considerado menos estressante para moldar comportamentos desejáveis em cães.


Cães são animais gregários, altamente sociais, e é importante que eles estejam perto da família, mesmo quando você não puder interagir diretamente com eles. Como por exemplo, quando você receber visitas, o seu cachorro poderá ficar em um ambiente não muito afastado do movimento dentro da caixa de transporte, evitando que ele fique super excitado ou até mesmo estressado com o movimento.


Cães como os humanos nem sempre estão dispostos a interagir com outros seres, e nesses momentos a caixa de transporte serve como um refúgio.

Quando utilizada de modo correto, a caixa de transporte oferece inúmeras vantagens para você e o seu cão.


Atualmente, cães que vivem dentro do contexto urbano passam um bom período do dia sozinhos em casa. E o que o seu cachorro faz durante a sua ausência?


Mesmo durante a sua ausência, o seu cachorro está aprendendo algo e pode estar adquirindo algum hábito problemático. A liberdade não supervisionada leva a consequências graves.


Sem orientação, o seu cachorro passa a fazer escolhas que nem sempre acabam bem. Essas escolhas se tornam hábitos, é o que chamamos de aprendizado não supervisionado. Com o tempo e a prática, esse aprendizado vai se solidificando no comportamento do cachorro.


Se acidentes sempre acontecem quando você não está, significa que esse aprendizado está sendo feito e se tornando cada vez mais sólido dentro do comportamento do seu cachorro.


Os objetos dos ambientes e o espaço em si que o cachorro tem acesso passam a fazer parte da dinâmica destrutiva, criando assim um comportamento negativo.


Sem supervisão, mesmo um cão que caminha diariamente e pratica atividades físicas pode apresentar comportamento destrutivo.


E a solução, sempre, é a prevenção. Limitando o espaço e o acesso aos ambientes e objetos.


A caixa de transporte é uma excelente ferramenta, e indico para a maioria dos meus alunos com problemas de comportamento como: latidos excessivos, uivos, cavar buracos, pular muros, destruir objetos, eliminação inadequada. A lista é longa.


Utilizar a caixa de transporte na rotina dos cães, gera o compromisso de definir melhor a sua rotina, horários para as caminhadas, para os treinos e para a alimentação. Tudo o que a maioria dos tutores(as) querem evitar.


No entanto, todo o esforço na direção certa leva a resultados positivos.


Pense que essa restrição de liberdade durante o tempo em que o seu cachorro está aprendendo, e todo o seu esforço irá proporcionar maior liberdade para você e para ele no futuro.


Você poderá incluir o seu cachorro em muitas atividades que você não partilha com ele devido ao mau comportamento que ele apresenta atualmente.


Limites e regras devem ficar claras durante o treinamento e a caixa de transporte é ferramenta essencial neste processo.


A liberdade é uma conquista.


Se tiver alguma dúvida, entre em contato. A sua dúvida pode se tornar o tópico do próximo texto.


Assista ao vídeo



0 comentário

Posts recentes

Ver tudo