Toda ferramenta de adestramento existe para proporcionar maior controle sobre o seu cachorro e consequentemente gerar mais liberdade para você e para o seu cachorro.
As ferramentas de adestramento foram criadas partindo do princípio de que muitos de nós não conseguimos controlar os nossos cães apenas usando a nossa energia.
Algumas causam polêmica, pela aparência ou pelo próprio desconhecimento da ferramenta,
e geram controvérsias devido a mitos que foram criados com o decorrer do tempo.
Fazendo uma analogia:
Para que você possa chegar ao seu trabalho todos os dias você precisa de um meio de transporte que te leve do ponto A ao ponto B com conforto e segurança.
Como o seu carro por exemplo.
Se este mesmo carro, for utilizado por uma pessoa que tenha más intenções o mesmo veículo pode se transformar em uma arma no trânsito.
O mesmo acontece com as ferramentas de adestramento.
Antes de utilizar qualquer ferramenta de adestramento, você deve se informar e treinar para que você aprenda a manipular corretamente a ferramenta.
Uma ferramenta não faz sentido sem que alguém a manipule. Além do conhecimento de como a ferramenta funciona, você também deve ensinar o seu cachorro a entender como ela funciona.
Evite utilizar ferramentas ou treinar o seu cachorro quando estiver estressado ou com raiva. Você pode acabar ferindo o seu animal. E o seu cachorro pode desenvolver algum trauma em relação a essa experiência negativa.
Neste vídeo, vou falar sobre os benefícios de duas ferramentas que gosto de utilizar para treinar e corrigir comportamentos.
1 - A primeira delas é a prong collar, conhecida no Brasil como coleira de garras.
A prong collar é uma ferramenta eficiente e justa, quando utilizada de maneira correta.
Não aconselho a utilização desta ferramenta sem um prévio treinamento.
Há casos em que a pessoa não consegue controlar o cachorro apenas com a guia unificada ou o enforcador.
Geralmente isso acontece quando o cachorro é reativo em relação a algum estímulo, por ser muito mais forte que o(a) tutor(a), por não ter sido adequadamente treinado.
Cães utilizam a boca para se comunicarem, mostram os dentes para fazerem um alerta de que não estão gostando, mordem para defenderem o que julgam ser seu.
As mães corrigem seus filhotes com a boca, pressionam a boca ao redor do pescoço do filhote para repreendê-los.
Essa pressão não é para ferir, é apenas para alertar o filhote de que ele está fazendo algo de errado, e os cães entendem muito bem a mensagem.
Alguns adestradores acreditam que a prong collar simula a pressão dos dentes da mãe ao redor do pescoço do cachorro, fazendo que a resposta do cachorro seja rápida.
Partindo deste princípio, e por ser projetada com base na natureza dos cães, um dos benefícios da prong collar é tornar a comunicação com o seu cachorro mais rápida e eficiente que outras ferramentas.
2- A segunda ferramenta é a e-collar ou a coleira eletrônica.
Esta coleira foi desenvolvida inicialmente para ajudar humanos a controlarem seu cães a distância durante a caça.
Assim que o cachorro começava a farejar um outro cheiro diferente da caça objetiva, a coleira eletrônica era acionada para corrigir o cachorro e colocá-lo novamente na direção correta.
O grande estigma que ronda a e-collar é a associação que algumas pessoas fazem com a tortura, achando que a e-collar nada mais é que um dispositivo para maltratar o seu cachorro.
Muitas décadas se passaram desde que a primeira coleira eletrônica foi desenvolvida e hoje temos coleiras eficazes, que foram desenvolvidas por empresas que se preocupam com o bem-estar do seu cachorro.
As correntes emitidas pelas coleiras atuais são similares às correntes do tratamento por meio da neuroestimulação elétrica transcutânea, aquelas utilizadas pelos fisioterapeutas para o tratamento de dores crônicas e agudas. Além de eficientes, são seguras e não são invasivas.
É importante que a e-collar seja utilizada apenas por pessoas que passaram por um prévio treinamento e não permitir que pessoas que não entendem o processo manipulem a e-collar.
A vantagem da e-collar é a correção a distância.
Ela é uma excelente ferramenta quando sua voz não alcança os ouvidos do seu cachorro ou ele ignora os seus comandos verbais.
Com a e-collar, a resposta do seu cachorro é imediata, e ela pode ser utilizada para corrigir diferentes problemas de comportamento
A utilização da e-collar é para cães que já entendem o comando a ser trabalhado.
E até que as suas ferramentas cheguem, você pode treinar o seu cachorro para que ele atenda ao seu chamado.
Este treino é o que chamamos de recall, que será reforçado com a introdução da e-collar.
Um dos primeiros comandos que o seu cachorro deve aprender é o recall.
Que é você dar o comando e o seu cachorro vir até você.
Para que o seu cachorro atenda ao comando prontamente, é necessário que você seja muito mais relevante para ele que qualquer outra coisa.
Este comando exige muita paciência e horas de treinamento para que o seu cachorro entenda que atender ao seu chamado é sempre a melhor escolha que ele pode fazer.
Você deve iniciar os treinos dentro de casa, onde não há interferências externas.
E quando ele estiver pronto, você poderá passar para a outra etapa que é o treino fora de casa, onde as interferências são maiores.
Para os treinos fora de casa a e-collar é muito mais vantajosa, você poderá controlá-lo a distância e com o estímulo recebido, a resposta é muito mais rápida.
Você pode utilizar recompensas como: grãos de ração, elogios verbais ou carinho corporal.
A recompensa ajuda o cachorro a assimilar o comando a algo agradável, e fará com que ele entenda que atender ao seu comando é sempre divertido.
Defina a palavra que indicará que o cachorro deve vir até você. Esta palavra deve ser curta, como por exemplo o ¨aqui¨ ou ¨vem¨.
Neste vídeo, estou usando a palavra em inglês ¨come¨ que significa vem em português.
Sem pressa, treine o seu cachorro diariamente com sessões curtas de 10 a 15 minutos. Se perceber sinais de cansaço e tédio no seu cachorro, encerre a sessão e reinicie novamente no outro dia.
Com o auxílio da guia longa, dê o comando, assim que ele começar a se movimentar para chegar até você diga OK, assim que ele chegar perto de você pague o com a moeda que escolher
Ok sinaliza que ele fez a escolha certa e que ele será pago por isso
Seja criativo, alterne o grão de ração com um carinho físico ou elogio verbal. Manter a expectativa do cachorro é trabalhar o foco e atenção do cachorro nos treinos.
Introduza as interferências aos poucos, peça a ajuda de um membro da família ou um amigo para participar dos treinos. A pessoa pode interagir com o cachorro e do outro lado você o chama e dá uma leve pressão na guia para que ele atenda ao seu chamado.
Quando o seu cachorro estiver atendendo prontamente ao seu chamado dentro de casa, vocês poderão passar para o próximo estágio, que é ao ar livre.
Se perceber que o seu cachorro não está atendendo ao seu chamado ao ar livre, significa que o seu cachorro ainda não está preparado para esse estágio. Volte um passo atrás do treinamento.
Paciência e consistência são essenciais para o sucesso de qualquer treino.
Este vídeo não é sobre como utilizar essas ferramentas.
Para utilizar as ferramentas aqui apresentadas, leia o manual e procure orientação profissional. As ferramentas que recomendo são:
Prong Collar
A marca que eu recomendo é a Herm Sprenger você poderá encontrar no site da Amazon e no site da Leerburg
E-collar aqui
à venda também pela Amazon
Essas marcas são as marcas que prezam a qualidade e a segurança dos animais, certifiquem-se de que estão adquirindo produtos desses fabricantes apenas.
Acompanhe o meu trabalho no Instagram
Acompanhe o meu trabalho na Página do Facebook
Qualquer dúvida, entre em contato.
Comments