top of page
Buscar

SRD pode ser adestrado?



Este é o meu aluno Duque, ele foi resgatado e adotado por um casal muito bacana. Além das escapadas, desobediência, buracos pelo jardim, xixi pela casa, coprofagia e vida loka. Era um cão bastante inseguro.


Duque ingressou no curso de Reeducação Comportamental há algumas semanas. E já está apresentando positivas modificações de comportamento. Um SRD pode ser adestrado sem problema algum. Muitos deles derivam de uma linhagem nobre, e percebemos isso durante os treinos!


Neste texto, falarei um pouco sobre adestramento de cães resgatados e adotados.


Se você acabou de adotar um cachorro de um abrigo ou de um lar provisório, parabéns! Com paciência e treinamento, cães adotados podem se tornar animais de estimação sensacionais.


O dog ou a doga recém adotado(a) deve ter o período de socialização; e o período de ajuste deve ser respeitado. Tenha em mente que um cachorro que vem de um abrigo, geralmente, experimentou situações estressantes, várias mudanças, situações de medo, fazendo com que ele se torne um cão menos confiante em novos ambientes. Dê algum tempo a ele para se adaptar à sua nova casa e família. Durante esse tempo de ajuste, faça o que puder para que seu novo cão se sinta seguro e confortável.


Seja paciente enquanto ele se ajusta, mas também tente manter as coisas consistentes e previsíveis em seu novo ambiente. Defina limites desde o início, o treinamento começa desde o momento em que seu novo amigo chega em casa.


Entendo perfeitamente o lado emocional e os pensamentos que rondam as nossas mentes. Pensamentos do tipo: “ah, coitadinho ficou tanto tempo na rua, na chuva, sem comida...”; “... ele é tão bonzinho, sofreu tanto...” Isso faz com que as pessoas tentem compensar um passado que geralmente não conhecemos. Jamais permita que os seus sentimentos deixem que o seu dog desenvolva comportamentos indesejáveis como: fazer xixi pela casa toda, comer os seus móveis, subir na cama ou no sofá sem permissão; visto que tudo isso dará mais trabalho e problemas mais tarde.


Cães resgatados ou abandonados chegam estressados e inseguros porque a sua vida sempre foi imprevisível. Quando estabelecemos uma rotina alimentar, caminhada, adestramento, hora de dormir, passamos a oferecer estabilidade, ajudando-o no ajuste para uma nova vida.


Assim como qualquer outro cão de raça, um cão SRD deve iniciar o adestramento o mais rápido possível. As sessões de adestramento devem ser divertidas e de baixo estresse.


Se você tiver um canil ou caixa de transporte, você pode ensinar o lugar do seu cão desde o primeiro dia, seu cão estará confortável e não causará estragos pela casa quando você não puder supervisioná-lo. Cães também precisam ficar sozinhos, quando se sentem sobrecarregados esses abrigos são para onde eles se refugiam.


Mesmo que demore um pouco para que o seu cão se acostume com sua nova casa, não significa que você deva adiar o início de um adestramento de obediência. Iniciar um programa de adestramento ajuda o cachorro a entrar em uma rotina, ajuda o tutor a estabelecer limites.

Começar o adestramento, direciona o cão ao bom comportamento e torna mais fácil para ele se tornar um membro feliz e saudável na sua família.


Lembre-se: cães ficam mais à vontade quando conhecem as regras. Os cães anseiam por estrutura e previsibilidade, portanto educar seu novo cão adequadamente desde o início é uma das melhores coisas que você pode fazer por ele.


"É importante lembrar que nós humanos trazemos os cães para viverem no mundo humano. Estamos aqui para conduzir o cão através deste mundo, isso não é uma escolha, mas uma obrigação, se queremos que ele aprenda a nos ouvir, devemos primeiro ouví-lo se queremos que ele nos respeite, devemos primeiro mostrar respeito." disse Tyler Muto


A Cão A objetiva a melhora nos tratamentos dos cães, se você quer fazer parte deste time, eduque o seu cão.


Serviço relacionado ao texto: Reeducação Comportamental


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

BRIGAS ENTRE CÃES QUE VIVEM NA MESMA CASA

A cada dia aumentam os casos de brigas entre cães que vivem na mesma casa. E qual seria o motivo dessas brigas? Como evitá-las? Como tratar esses casos? Inúmeros são os motivos que podem desencadear u

bottom of page