top of page
Buscar

ADOTAR OU COMPRAR?


Comprar ou adotar?

Escolher um novo cão é excitante e muitas vezes pode se tornar uma escolha difícil, seja você um expert em cães, ou uma pessoa que está para ter o seu primeiro cãozinho. Além disso, existem implicações éticas, que muitas vezes ignoradas, acabam interferindo no bem-estar do animal.


ADOTAR OU COMPRAR?


Acredito que a decisão de comprar ou resgatar é pessoal. Eu sou a favor do resgate, no entanto, entendo que algumas pessoas querem a segurança (nem sempre garantida) de estarem adquirindo um cão de raça pura, saudável física e mentalmente, e com bom caráter.


Resgatar ou comprar um cachorro é uma uma decisão bastante polêmica e cheia de controvérsias. Na minha opinião, toda essa confusão se origina pelo fato da pessoa não entender direito o que quer com o cachorro, o que espera dele e o que implica ter e criar um cachorro.


Muitas vezes, a expectativa é tão grande que se esquecem que o comportamento do cachorro é flexível e moldável de acordo com o ambiente onde vive, e de acordo com os seres com quem o cachorro interage. Isso não se aplica a todos os cães. Cães que não foram corretamente socializados ou mal socializados podem se comportar de maneira inadequada desde que chegam em casa.


Geralmente, pessoas imaginam um cenário poético e romântico com seu novo cão, porém, a maioria que já teve ou está tendo problemas com seus cães, sabe muito bem que as coisas não funcionam assim.


Bastante comum, é a escolha pela aparência, levando em conta apenas a vaidade pessoal. Quando os problemas começam a surgir, se decepcionam, pois descobrem que não conseguem controlar o cachorro que escolheram.


COMPRAR


Nesta publicação, não entrarei na esfera da ética de criação de cães para venda.


Se você optou em comprar um cão de raça, procure um criador ético e idôneo, por meio dele, você terá melhores chances de conseguir um cão que se adapte ao seu estilo de vida.


Como não há garantias, se estiver trabalhando com um bom criador você poderá adquirir um cão física e mentalmente saudável. Criadores idôneos têm o cuidado de selecionar machos e fêmeas para a cruza, visando um bom exemplar na questão da saúde física e mental; na questão do caráter e do temperamento do animal. Cuidado com os criadores que visam apenas a beleza estética e a superprodução.


Comprar um cão de raça, é um processo e não uma transação. Se você quer pagar por um cão de raça, compre de um criador idôneo.



ADOTAR


A adoção pode lhe poupar o valor do preço pago por um cão de raça. Mas, não lhe poupará a responsabilidade de criar o seu cão com dignidade e respeito.


Há muitos cães que necessitam de um novo lar e mais que isso um bom líder. Cães resgatados podem ser uma caixa cheia de surpresas, quanto ao porte, caráter, temperamento, problemas de saúde se comparados com filhotes comprados de criadores éticos e idôneos.


Isso não quer dizer que cães resgatados não sejam uma boa opção. Procure por ongs e voluntários capazes de ler o perfil de cada cão e oferecer aquele que mais combina com o seu estilo de vida. Dê preferência aos que aceitam o cachorro de volta caso as coisas não dêem certo como você imaginava.



Alheio a como você decide adquirir um cão, o importante é assumir a responsabilidade de cuidar do bem-estar do seu animal de estimação, fornecendo o que os cães realmente necessitam. Assim como as vacinas, uma boa alimentação e os exercícios físicos são necessários para cuidar da saúde, e educar o seu cão é primordial para que ele se comporte bem.


Adotar um cão envolve responsabilidade financeira e compromisso durante o período que ele viver.


O planejamento para receber o cachorro em casa é importante para que o convívio com a nova família dê certo. E todos os membros da família devem estar de acordo.


Como você se sentiria se tivesse que ir viver com uma nova família em um novo ambiente? Possivelmente, estaria mais sensível e alerta às mudanças aos novos costumes. Para os cães isso não é muito diferente.


Quando for adotar um cão, você terá que ter um tempo a mais para passar o período de adaptação junto com o novo membro da família.


Lembre-se que para o cão tudo é novo, e se a adaptação ao novo ambiente não for bem trabalhada, o seu cãozinho poderá sofrer e desenvolver comportamentos indesejáveis, causando estresse e desconforto para toda a família.


É comum para muitas pessoas, querem que o novo membro da família se comporte bem já no primeiro dia, e isso geralmente não acontece. Principalmente se ele tiver que ficar sozinho em casa.


Consulte um profissional da área antes de adquirir um novo cãozinho. O profissional qualificado indicará o melhor cão para você.


Cão A otimizando relações




0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

BRIGAS ENTRE CÃES QUE VIVEM NA MESMA CASA

A cada dia aumentam os casos de brigas entre cães que vivem na mesma casa. E qual seria o motivo dessas brigas? Como evitá-las? Como tratar esses casos? Inúmeros são os motivos que podem desencadear u

bottom of page