Há muita controvérsia envolvendo alhos e cães. Algumas fontes afirmam que o alho é extremamente tóxico para os cães e jamais deve fazer parte da dieta dos caninos. No entanto, pesquisas recentes confirmam os benefícios do alho para a saúde dos cães.
O segredo está em alimentar o seu cão com a dosagem correta!
ALGUNS BENEFÍCIOS DO ALHO
1) Repelente contra carrapatos e pulgas
Levará algumas semanas para que o óleo do alho forme uma cobertura repelente pelo corpo do animal; o ideal é começar a alimentá-lo com alho antes que a temporada (verão) dos carrapatos e pulgas comece.
2) Reforço do sistema imunológico
O alho fortalece o sistema imunológico.
3) Câncer
Embora existam poucos ensaios clínicos que estudam os efeitos anticâncer do alho, o NCI (National Cancer Institute) relata que vários estudos populacionais mostram uma associação entre o aumento da ingestão de alho e a redução do risco de vários tipos de câncer.
Verifiquem o livro The Natural Vet's Guide to Preventing and Treating Cancer in Dogs do Dr. Shawn Messonnier, que fala sobre os benefícios do alho para combater o câncer em cães.
3) Benefícios para o fígado
O alho é conhecido por seus efeitos desintoxicantes, e ajuda o fígado a se livrar das toxinas do corpo.
4) Combate infecções bacterianas, virais e fúngicas
Com suas potentes propriedades antimicrobianas e antibióticas, também combate parasitas e protozoários.
5) Reduz o colesterol e o triglicerídeo
Com a dose adequada de alho cru na comida do seu cão é possível diminuir os níveis de colesterol e triglicérides no sangue.
6) Aumento cardiovascular
Para cães mais velhos e com excesso de peso, o alho pode prevenir coágulos sanguíneos e a acumulação de gordura nas artérias.
O ALHO DEVE SER FRESCO, CRU E ORGÂNICO
Um dos componentes do alho é a alicina. Ao cortar ou picar o alho é necessário deixar descansar por 10 minutos para que a alicina se forme. Durante este tempo , a enzima alliinase combina-se com um composto chamado alliina produzindo então a alicina, que é um produto volátil e que se dissipa rapidamente.
NEM TODOS OS CÃES PODEM COMER ALHO
Cachorra grávida
O alho altera o sabor do leite materno, por isso evite alimentar cachorras durante o período de amamentação.
Filhotes
Não dê alho a filhotes com menos de seis meses (filhotes de oito semanas ou menos não produzem novos glóbulos vermelhos, portanto, o alho deve ser evitado).
Filhotes com idade entre sete meses e um ano, alimentar apenas com a metade da dose indicada.
Problemas específicos da raça
A veterinária herbalista veterinária Susan Wynn adverte alimentar cães das raças Akita e Shiba com alho. Ela afirma que essas raças são mais sensíveis aos efeitos hemolíticos dos oxidantes, como o dissulfeto de N-propila presente no alho.
Interações com medicamentos
O alho pode interagir com vários tipos de medicamentos. Não utilize o alho se o seu cão estiver usando algum tipo de medicamento.
Cirurgia
O alho afeta a coagulação do sangue, portanto não alimente o seu cão com alho duas semanas antes cirurgias.
QUANTIDADE
Dosagem diária (aproximada) de acordo com o Dr. Pitcairn autor do livro The Complete Guide to Natural Health for Dogs and Cats
De 4kg até 8kg : ½ dente de alho
De 9kg até 18kg: 1 dente de alho
De 19kg até 32kg: 2 dentes de alho
De 33kg até 41kg: 2 ½ de dente de alho
Acima de 42kg: 3 dentes de alho
Consulte sempre o nutricionista e o veterinário antes de alimentar o seu cão com alho.
Caso você não saiba a dose correta, não tenha tempo para picar o alho e deixá-lo descansar por 10 minutos antes de usá-lo, e se tem dúvidas, não alimente o seu cão com alho.
Comments