Buscar

COMO FAZER A CAMINHADA ESTRUTURADA protocolo inicial

Atualizado: 10 de mai. de 2020

Para que a caminhada seja de grande proveito, a caminhada estruturada deve começar tranquilamente e sem estresse.


Neste artigo, vou te explicar como iniciar a caminhada estruturada da forma correta para que a sua caminhada com o seu cachorro seja desestressante.


Muitos(as) tutores(as) deixam de caminhar com seus cachorros pelos motivos mais simples como: puxar a guia, e inúmeros outros comportamentos inadequados que tornam essa atividade estressante.



Como fazer a caminhada estruturada de forma correta?


Para que a caminhada seja de grande proveito, a caminhada estruturada deve começar tranquilamente e sem estresse.


Mavic é um cachorro que puxava bastante a guia durante os passeios.

Iniciei então o protocolo da caminhada estruturada que começa bem antes de sair de casa.


A caminhada estruturada começa com o posicionamento do cachorro sentando e esperando que você coloque a coleira e a guia tranquilamente.


No treinamento com o Mavic, utilizei o enforcador que é uma excelente ferramenta pois permite a correção por meio da pressão.


Treinar o seu cachorro a esperar pelo próximo comando é parte essencial deste treinamento.

Na minhas postagens, sempre falo da importância da caminhada estruturada na rotina dos cães.

Durante a caminhada estruturada, seu cachorro deve estar posicionado ao seu lado ou atrás, e focado em você.


Comandos simples como o senta e fica são utilizados neste treinamento.

Veja que, por várias vezes o Mavic quebra o comando e eu repito a correção quantas vezes forem necessárias.

Se ele errar 500 vezes eu irei refazer o exercício 501 vezes. Com muita paciência e sem estresse.


Um dos meios que os cães aprendem é por repetição. O erro faz parte do treinamento e a correção deve ser aplicada para que o cachorro entenda que o comando não deve ser quebrado até que você dê o próximo comando.


A repetição faz parte do treinamento. Nenhum cachorro nasce sabendo como caminhar corretamente. E essa é a nossa tarefa, educar os nossos cães para que possamos oferecer a ele parte do que ele mais necessita física e mentalmente.


Caminhar deve fazer parte da rotina diária dos cães. Durante a caminhada, o cachorro gasta a energia física e trabalha o mental, com o foco em você, o condutor do passeio, que irá direcioná-lo durante a caminhada.


Observe, no vídeo, que repito várias vezes a saída de casa. Quando o Mavic quebra o comando, eu o corrijo e começamos tudo de novo.


A repetição faz com que o seu cachorro entenda, o comportamento que queremos.

Durante este treinamento utilizo o enforcador como forma de punir qualquer quebra de comando e a recompensa é o alívio que ele sente quando a pressão do enforcador é liberada.

Todas as passagens por portas, têm um protocolo de espera do cachorro. Quem deve sair primeiro é sempre o condutor seguido pelo cachorro.


Este é o grande segredo de como caminhar tranquilamente com o seu cachorro: a caminhada deve começar tranquila, permanecer tranquila e terminar tranquilamente.


A caminhada estruturada deve ser prazerosa para você e para o seu cachorro.

Ao longo da caminhada, é importante posicionar o cachorro corretamente para que você tenha controle sobre ele. Nas ruas, as distrações são inúmeras e o seu cachorro deve aprender a ignorar as interferências externas e priorizar os seus comandos.


O condutor deve manter uma postura firme para que possa enviar os sinais corretos, e na hora correta por meio da ferramenta escolhida e por meio de gestos corporais.


Assim que o seu cão entender o protocolo da caminhada, ele estará drenando muito mais energia mental, pois o foco em você é um desafio psicológico. E sabemos que muitas vezes o cansaço mental é muito mais desgastante que o cansaço físico.


A caminhada estruturada não é apenas uma atividade física, ela deve ter qualidade.

Uma caminhada estruturada de 30 minutos, drena muito mais energia mental que um passeio sem regras, orientação e direção de 1 hora ou mais.


Reflita sobre o conteúdo deste material e decida o que você pode mudar à partir de agora sobre esta atividade tão importante na vida do seu cachorro.


Qualquer dúvida sobre o conteúdo deste material, entre em contato. A sua dúvida, pode se tornar tema para o próximo artigo.


ktr.ee/adestradorjoeabiko


Acompanhe neste vídeo, o treinamento que foi feito com o Mavic, que é um cachorro com comportamento pacato. Mas, que se transforma quando o assunto é passeio.



#CãoA

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo