top of page
Buscar

COMO PLANEJAR A ADOÇÃO DE UM NOVO FILHOTE


photo pixabay

Se você planeja adotar um novo cão, avalie se este é o momento adequado. Adotar um cão envolve responsabilidade e compromisso durante o período que ele viver.


Como você se sentiria se tivesse que ir viver com uma nova família em um novo ambiente? Possivelmente, estaria mais sensível e alerta às mudanças aos novos costumes. Para os cães isso não é muito diferente.


Quando for adotar um filhote, você terá que ter um tempo a mais para passar o período de adaptação junto com o novo membro da família.


Lembre-se que para o cão tudo é novo, e se a adaptação ao novo ambiente não for bem trabalhada, o seu cãozinho poderá sofrer e desenvolver comportamentos indesejáveis, causando estresse e desconforto para toda a família.


É comum para muitas pessoas, querem que o novo membro da família se comporte bem já no primeiro dia, e isso geralmente não acontece. Principalmente se ele tiver que ficar sozinho em casa.


O PLANEJAMENTO


O planejamento para receber o cachorro em casa é primordial para que o convívio com a nova família dê certo.


Obviamente, tapetes higiênicos, uma boa ração, uma cama confortável são itens que não podem faltar. No entanto, muitos se esquecem do primordial, que é cuidar da educação do cachorro.

A educação canina deve ser iniciada a partir do momento que você traz o cachorro para a sua casa.


Abaixo, algumas dicas para que você possa receber o novo filhote:


- Todos devem estar de acordo com a adoção;


- Financeiro. Você deve ter a quantia suficiente para prover o bem-estar do seu novo animal de estimação;


- Procure trazer o filhote, quando você ou algum membro da família puder ficar em casa até que ele se adapte;


- Evite mimos e carinhos excessivos. Isso pode incentivar comportamentos negativos no seu cachorro;


Essas são apenas algumas sugestões. Visto que, seu filhote já pode vir com algum problema de comportamento. O comportamento inadequado pode ser devido à uma socialização mal trabalhada, falta de disciplina, traumas e medos. Questões genéticas também influenciam no comportamento. Neste caso você deverá consultar um especialista em comportamento canino.


EDUCAÇÃO CANINA


Para evitar comportamentos indesejáveis, a prevenção por meio da educação canina continua sendo a escolha mais econômica.


Por quê? Digo isso devido a comportamentos destrutivos, que além da destruição de objetos e bens, seu filhote pode causar danos físicos a si mesmo, que implicam gastos inesperados com tratamentos médicos, internações, reparos na casa e a necessidade de substituição de itens destruídos.


Um cão educado evita gastos extras que podem ser evitados.


Em caso de dúvidas, consulte um educador canino para lhe orientar sobre a adoção de um novo filhote.


Cão A otimizando relações


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

BRIGAS ENTRE CÃES QUE VIVEM NA MESMA CASA

A cada dia aumentam os casos de brigas entre cães que vivem na mesma casa. E qual seria o motivo dessas brigas? Como evitá-las? Como tratar esses casos? Inúmeros são os motivos que podem desencadear u

bottom of page