top of page
Buscar

Como saber se o seu cachorro está indo bem com o adestramento?


Possivelmente você notará que ele está mais tranquilo, e está se comportando melhor. Esses são os primeiros sinais, nada funciona como mágica. Problemas mais complexos de comportamento exigem mais tempo e mais dedicação de toda a equipe.


Sim, equipe. O trabalho deve ser em equipe composta por toda a família, todos os membros que interagem com o cão, o adestrador que orientará os humanos e treinará o seu cachorro, e o cachorro.


A modificação comportamental, começa bem antes dos treinos, um bom profissional analisará as necessidades de cada cachorro e traçará um plano específico para solucionar cada tipo de problema.


Cães, assim como os humanos têm personalidades diferentes e podem responder de maneira diferente ao mesmo exercício ou ferramenta. O profissional qualificado é aquele que sugere meios de tratamento, e cabe aos tutores decidirem se o método se adequa aos ideais dos tutores.


Tutores devem estar livres de conceitos preconcebidos, muitas vezes métodos mais incisivos, podem trazer resultados mais imediatos.



Vivemos uma época onde cães têm status de membros da família, são tratados como pequenos humanos peludos e exigimos que os mesmos se comportem como humanos.


Cães têm modo próprio de agir de acordo com as suas necessidades. Quando nos esquecemos desses fatos, cães desenvolvem comportamentos não desejáveis e muitos cães acabam sendo abandonados ou maltratados, geralmente, por agirem naturalmente como cães.


Cães e humanos podem viver harmonicamente, desde que tutores estejam dispostos a entender as diferenças das espécies, e se proponham a educá-los para que se comportem adequadamente dentro da sociedade humana, e mudem a conduta de tratamento com os seus cães.


Há diferentes métodos de adestrar cães, assim como há diferentes treinadores, e cada um defenderá que o seu método é o mais eficiente. Há vários métodos que funcionam e você perceberá se funciona ou não com o seu cachorro e com você.


Há cães que um brinquedo pode ser muito mais valioso que o alimento, e este pode ser utilizado como moeda de troca para ensinar alguns comandos. Outros podem não se interessar nem por brinquedos e nem pelo alimento oferecido.


A moeda em si não é o que importa, mas a utilização de moedas de troca pode facilitar o trabalho de adestramento. A mesma moeda pode não funcionar em exercícios mais complexos ou até mesmo em mudanças de ambiente onde os novos estímulos são muito mais fortes que a moeda.



Alguns cães, e alguns problemas de comportamento necessitam de métodos mais incisivos, desde que os tutores concordem. A prong collar e as coleiras eletrônicas podem ser utilizadas em cães que respondem melhor ao estímulo recebido por meio dessas coleiras, muitas vezes muito menos prejudicial que os puxões dados por uma guia unificada por exemplo.


Todas as ferramentas de treinamento existem por um motivo, e se muitos treinadores as utilizam é devido a sua eficácia. Jamais utilize uma ferramenta sem ter conhecimento apropriado. Sempre procure um profissional qualificado, ele te direcionará para que você adquira a melhor ferramenta e te orientará como utilizá-la sem prejudicar o seu animal de estimação.


Um bom profissional indicará qual o melhor método que se adequa ao seu perfil e às necessidades do seu cachorro.


Antes de contratar um profissional da área, entenda exatamente o que cada um faz, discuta detalhadamente as suas necessidades. Isso garantirá que ambas as partes saibam exatamente o que se espera do serviço contratado.


É importante que você encontre um profissional que esteja de acordo com a sua filosofia e valores. Procure referências e converse com o profissional sobre os seus métodos, antes de permitir que ele trabalhe com o seu cão.


Há métodos o suficiente para que você encontre um que lhe pareça o mais adequado. Quando se trata de nossos animais de estimação há a necessidade do equilíbrio entre o sentimento e o lado prático. O bom profissional será capaz de combinar as duas coisas propiciando um elo forte e saudável entre você e o seu cachorro.


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

BRIGAS ENTRE CÃES QUE VIVEM NA MESMA CASA

A cada dia aumentam os casos de brigas entre cães que vivem na mesma casa. E qual seria o motivo dessas brigas? Como evitá-las? Como tratar esses casos? Inúmeros são os motivos que podem desencadear u

bottom of page