top of page
Buscar

COMO TREINAR O COMANDO PLACE

Atualizado: 10 de mai. de 2020


COMANDO PLACE


Quando falamos em adestramento de cães, o comando de obediência que todo cachorro deve aprender é o comando PLACE. Você que acompanha as minhas postagens, observa que sempre posto algum aluno treinando este comando.


O comando PLACE nada mais é que uma evolução do comando fica. É o comando FICA em local definido por você.


Este comando é muito útil para quando você quiser que o seu cachorro permaneça quieto sem interferir.


O cachorro passa a entender o PLACE como um espaço que pertence a ele, o cachorro poderá ir ao PLACE sempre que não se sentir confortável por considerar o PLACE um local seguro. O cachorro aprende o conceito de existir e estar em paz.


O seu cachorro poderá te acompanhar em inúmeras situações e em vários ambientes sociais quando dominar este comando.


Se o seu cachorro já atende a alguns comandos como o SENTA, o DEITA e o FICA, o processo de aprendizado pode ser mais rápido.


No entanto, se o seu cachorro não sabe nada disso você pode treinar direto o comando PLACE sem problemas.


A partir do momento que o seu cachorro atender ao comando PLACE, ele estará apto a te acompanhar em inúmeras atividades, sem que você tenha a preocupação que ele se envolva em alguma confusão com outras pessoas, outros cães ou que ele fique vagando por ambientes onde ele não deveria estar.


Se você tem um cachorro que fica excitado, latindo e pulando nas visitas que você recebe, o comando PLACE pode ser utilizado para manter o cachorro calmo até que seja liberado para interagir com a pessoa.


PERMANÊNCIA NO PLACE


É importante treinar o seu cachorro a permanecer por longos períodos no PLACE. Todos os comandos, como o SENTA, o DEITA e o FICA são comandos que dizem ao cachorro que é para ele permanecer. Se ele já domina esses comandos, ele saberá que tipo de comportamento você espera dele.


O PLACE é você dizer para o seu cachorro: permaneça neste lugar.


O QUE É O PLACE?


O place é uma superfície que você cria para o seu cachorro ficar.


No começo, até que ele aprenda o comando é necessário que o espaço definido seja diferente do resto da superfície, você pode utilizar uma cama elevada, uma passadeira antiderrapante, um tapete, uma toalha.


EM QUAIS SITUAÇÕES PODEMOS UTILIZAR O COMANDO PLACE?


Os benefícios são inúmeros, o place pode ser utilizado quando:


  1. quiser evitar que o seu cachorro saia correndo pela porta aberta;

  2. quando chegar alguma pessoa ou cachorro e quiser evitar que o cachorro fique super excitado;

  3. socializar tranquilamente sem que o seu cachorro fique vagando pelos ambientes;

  4. quando for fazer alguma atividade e não quiser que o seu cachorro o interrompa.



COMO TREINAR O PLACE


Posicione o material que definiu como place e direcione o cachorro com a guia para o local, sempre que ele passar por cima do place, elogie.


O processo é lento e você não precisa se sentir frustrado caso o seu cachorro não acerte. O segredo está na persistência e nos treinos consistentes.


Quando o seu cachorro entender o que você quer, e começar a se posicionar corretamente sobre o place, passe para o comando SENTA e em seguida o DEITA.


Quando ele DEITAR, comece a treinar o tempo de permanência. Comece aos poucos, com a permanência de 1 minuto, por exemplo, e recompense.


Aumente o tempo aos poucos, até que o cachorro permaneça pelo tempo que você definir. Corrija sempre que o cachorro quebrar o comando.


Lembre-se: as regras só fazem sentido se forem obedecidas, e toda regra quebrada tem uma consequência. A punição não significa judiar o cachorro ou tratá-lo de forma injusta, mas fazer com que o cachorro entenda que a quebra de comando gera uma consequência.


Quando o seu cachorro passar a obedecer o comando place, você e o seu cachorro estarão aptos a frequentar inúmeros locais pet friendly, que aumentam a cada dia.


Esses locais existem e para que continuem, é necessário que tutores e tutoras eduquem os seus cães para que se comportem adequadamente em ambientes sociais.


Assista a aula de treino do place com o meu aluno Sushi




Aprenda a fazer uma cama elevada de PVC para o seu cachorro




Se tiver dúvida em relação a este ou outro tópico, entre em contato.



0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

BRIGAS ENTRE CÃES QUE VIVEM NA MESMA CASA

A cada dia aumentam os casos de brigas entre cães que vivem na mesma casa. E qual seria o motivo dessas brigas? Como evitá-las? Como tratar esses casos? Inúmeros são os motivos que podem desencadear u

bottom of page