top of page
Buscar

DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL CANINO


Photo by rawpixel.com

Cães por serem uma espécie gregária se socializam e necessitam de hierarquia para que tudo funcione bem dentro de um grupo.


A mãe é a sua primeira educadora, ela ensina as regras os limites e restrições. Os outros membros do grupo e o meio ambiente também contribuem para que o cãozinho aprenda as regras e a rotina para se viver bem com outros membros da sua espécie, e aprendem a seguir e a respeitar um líder.


Quando trazemos um animalzinho para casa, cabe a nós tomarmos a posição de educadores, ensinando-o a se alimentar nas horas certas, a fazer as necessidades nos locais corretos, como brincar e interagir com outros membros da sua nova família e membros de outras espécies, tornando-os sociáveis. Isto é educar um cão.



Se o objeto for o bem-estar do novo membro da família, devemos oferecer ao nosso cão uma vida mais próxima possível do que ele teria na vida natural. Para que possamos viver em harmonia com o nosso cão, é importante que ele caminhe corretamente ao nosso lado, obedeça a comandos como sentar e deitar. Atender prontamente ao chamado e se manter quieto e calmo quando o tutor sair de casa. Neste ponto adentramos à esfera do adestramento, onde a interação é mais complexa para que a aprendizagem se torne completa.


Há cães que possuem aptidões naturais, capacidades estas que podem ir além da aprendizagem já adquirida. Caso o tutor esteja disposto, esses cães podem desenvolver habilidades em alguma atividade específica ou em algum esporte canino. Isto é o que chamamos de treinamento, onde vamos aperfeiçoar a aprendizagem que foi feita durante a fase de adestramento e potencializar a genética do cão, com o objeto de tornar o cão mais competente na área escolhida.


Especialistas em comportamento canino sustentam que é muito comum a prática de adestrar um cão que não tenha as bases consolidadas na educação primária, e isso equivale a colocar uma criança da educação básica para cursar uma faculdade de engenharia ou medicina.


O desenvolvimento educacional de um cão é dividido em estágios progressivos, respeitando os limites de cada cão, visto que cada cão é um ser único. A eficácia da educação, adestramento e treinamento dependem da participação efetiva do tutor e de toda a família.


Criar um cão mentalmente saudável e feliz exige foco e comprometimento nos estágios iniciais. Todo o esforço será compensado de diversas maneiras e durante o tempo que o seu cão viver.


Investir na educação do seu cão faz parte do orçamento de planejamento para adotar um cão, e é investir no bem-estar do seu cão e da família.


A Cão A, além de outros serviços, oferece serviços de educação preventiva, que é a porta de entrada para uma vida equilibrada e feliz com o seu cão.




0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

BRIGAS ENTRE CÃES QUE VIVEM NA MESMA CASA

A cada dia aumentam os casos de brigas entre cães que vivem na mesma casa. E qual seria o motivo dessas brigas? Como evitá-las? Como tratar esses casos? Inúmeros são os motivos que podem desencadear u

bottom of page