A maioria dos cães domésticos adoram fazer caminhadas. Isso porque na natureza, peregrinar faz parte dos hábitos naturais dos cães. Eles saem à caça diariamente caminhando em busca de alimento, água e lugares seguros para procriarem e descansarem.
Ao trazermos um cachorro para os nossos lares, é necessário um planejamento para que possamos oferecer uma vida mais próxima possível ao da vida que teriam em seu habitat natural.
As caminhadas além de permitirem que os cães examinem o mundo humano, são uma ótima oportunidade para você e o seu animal de estimação fortalecerem vínculos.
As caminhadas são exercícios que estimulam a mente do seu cão. Programe-se para levar o seu cão para caminhar pelo menos uma vez ao dia.
A caminhada não significa apenas levar o cachorro para passear pelo quarteirão para que ele faça as necessidades; e permitir que nesse intervalo de tempo ele ande deliberadamente, puxe a guia, pule nas pessoas, engaje com todos os cães e cheire tudo o que puder. Isso apenas reforça a ansiedade do cachorro e reforça problemas de comportamento.
Durante as caminhadas com o Ariel, observo muitos tutores sendo arrastados por seus cães; outros tutores mais estressados já vestidos para o trabalho arrastando os seus cães enquanto checam a hora no celular.
Observando esses e outros transtornos, resolvi escrever este artigo oferecendo um esclarecimento sobre o significado de uma caminhada estruturada e algumas dicas de como caminhar com o seu cão tranquilamente.
Como citei anteriormente, por natureza, cães fazem jornadas diárias; e o sucesso dessa atividade depende da harmonia que é criada pelas regras estabelecidas pelo líder da matilha.
A matilha é um grupo onde há regras e disciplina para que a ordem e a paz prevaleçam. Esse aprendizado de regras e disciplina é feito em idade tenra desde que o filhote nasce e segue durante toda a sua vida.
Quando trazemos um cão para dentro de casa, cabe a nós estabelecermos regras e disciplinar o cão para que possamos ter um convívio harmônico e oferecer bem-estar físico e psicológico para o nosso amigo.
Se você caminha com seu cachorro pelo menos duas vezes ao dia por trinta minutos a uma hora, parabéns! Se você não caminha com o seu cão, há maneiras para motivar e tornar o passeio mais interessante para ambos.
A caminhada estruturada tem muitas vantagens disciplinares, inclui a perda de peso, diminuição do risco de certas doenças, promove estado mental positivo.
ALGUMAS DICAS DE COMO CAMINHAR COM O SEU CÃO:
1) Escolha a guia apropriada
De preferência às guias curtas pois elas permitem que você tenha mais controle sobre o cachorro.
Prender a correia na parte superior do pescoço pode ajudá-lo a se comunicar com mais facilidade, guiar e corrigir seu cão quando preciso.
Se precisar de ajuda procure um profissional qualificado para escolher a guia ideal para você e seu cão. Sempre tenha em mente a segurança do seu cachorro ao fazer correções.
2) Mantenha a sua posição de líder da matilha
Você deve ser o primeiro a sair e o primeiro a entrar nos ambientes.
Caminhe na frente do seu cão. Seu cão deve caminhar ao seu lado ou atrás de você. Além de evitar acidentes, você está dando a oportunidade para que o seu cão te veja como o líder da matilha.
3) Aproveite a caminhada para fazer as tarefas de adestramento e obediência
Quando o seu cão agir de forma inadequada, pare e corrija o comportamento; continue a caminhada só quando ele se acalmar. Leve com você alguns petiscos para recompensar o bom comportamento.
4) Determine o local onde ele fará as necessidades
Durante a caminhada não permita que seu cão cheire tudo o que quiser e pare em todos os pontos verticais para urinar. Na natureza, o líder da matilha define onde e quando farão as necessidades.
Cães domesticados também têm necessidade de disciplina e um líder equilibrado e justo que os guie. Essas pausas são como recompensas por terem caminhado e se comportado corretamente.
Lembrando que o foco está na caminhada, sendo assim, as pausas devem ser menores que o tempo de caminhada.
5) Ao chegar em casa
Você deve ser o primeiro a entrar na casa, depois, convide-o para entrar. Faça o seu cão esperar até que você retire calmamente a guia e só então o libere.
6) A recompensa
Quando ele estiver calmo, ofereça alimento e água como prêmio pela bela caminhada. Isso faz com que ele entenda que está sendo recompensado pelo bom trabalho que fez. Lembre-se, cães gostam de agradar os seus donos.
Os cães fazem bem para nossa saúde, e a nossa participação mental e física nas caminhadas regulares é vital para eles. Podemos adicionar muito à vida um do outro, desde que deixemos de apresentar motivos para evitar as caminhadas.
Você caminha regularmente com seus cães ?
Ou você tem algum motivo para não fazer as caminhadas? Deixe o seu comentário.
Serviço relacionado ao texto Caminhada
#passeio #cães #cachorro #adestrador #maringá #educador #canino #caminhada #estruturada #guia #obediência #necessidades #regras #disciplina #líder #matilha #recompensa #pular #pessoas #alimento #água #comida #procriar
Comentarios