top of page
Buscar

Dicas de como passear com o seu cachorro


A maioria dos cães domésticos adoram fazer caminhadas. Isso porque na natureza, peregrinar faz parte dos hábitos naturais dos cães. Eles saem à caça diariamente caminhando em busca de alimento, água e lugares seguros para procriarem e descansarem.


Ao trazermos um cachorro para os nossos lares, é necessário um planejamento para que possamos oferecer uma vida mais próxima possível ao da vida que teriam em seu habitat natural.


As caminhadas além de permitirem que os cães examinem o mundo humano, são uma ótima oportunidade para você e o seu animal de estimação fortalecerem vínculos.



As caminhadas são exercícios que estimulam a mente do seu cão. Programe-se para levar o seu cão para caminhar pelo menos uma vez ao dia.


A caminhada não significa apenas levar o cachorro para passear pelo quarteirão para que ele faça as necessidades; e permitir que nesse intervalo de tempo ele ande deliberadamente, puxe a guia, pule nas pessoas, engaje com todos os cães e cheire tudo o que puder. Isso apenas reforça a ansiedade do cachorro e reforça problemas de comportamento.


Durante as caminhadas com o Ariel, observo muitos tutores sendo arrastados por seus cães; outros tutores mais estressados já vestidos para o trabalho arrastando os seus cães enquanto checam a hora no celular.


Observando esses e outros transtornos, resolvi escrever este artigo oferecendo um esclarecimento sobre o significado de uma caminhada estruturada e algumas dicas de como caminhar com o seu cão tranquilamente.


Como citei anteriormente, por natureza, cães fazem jornadas diárias; e o sucesso dessa atividade depende da harmonia que é criada pelas regras estabelecidas pelo líder da matilha.


A matilha é um grupo onde há regras e disciplina para que a ordem e a paz prevaleçam. Esse aprendizado de regras e disciplina é feito em idade tenra desde que o filhote nasce e segue durante toda a sua vida.


Quando trazemos um cão para dentro de casa, cabe a nós estabelecermos regras e disciplinar o cão para que possamos ter um convívio harmônico e oferecer bem-estar físico e psicológico para o nosso amigo.


Se você caminha com seu cachorro pelo menos duas vezes ao dia por trinta minutos a uma hora, parabéns! Se você não caminha com o seu cão, há maneiras para motivar e tornar o passeio mais interessante para ambos.


A caminhada estruturada tem muitas vantagens disciplinares, inclui a perda de peso, diminuição do risco de certas doenças, promove estado mental positivo.


ALGUMAS DICAS DE COMO CAMINHAR COM O SEU CÃO:


1) Escolha a guia apropriada


De preferência às guias curtas pois elas permitem que você tenha mais controle sobre o cachorro.

Prender a correia na parte superior do pescoço pode ajudá-lo a se comunicar com mais facilidade, guiar e corrigir seu cão quando preciso.

Se precisar de ajuda procure um profissional qualificado para escolher a guia ideal para você e seu cão. Sempre tenha em mente a segurança do seu cachorro ao fazer correções.


2) Mantenha a sua posição de líder da matilha


Você deve ser o primeiro a sair e o primeiro a entrar nos ambientes.

Caminhe na frente do seu cão. Seu cão deve caminhar ao seu lado ou atrás de você. Além de evitar acidentes, você está dando a oportunidade para que o seu cão te veja como o líder da matilha.


3) Aproveite a caminhada para fazer as tarefas de adestramento e obediência


Quando o seu cão agir de forma inadequada, pare e corrija o comportamento; continue a caminhada só quando ele se acalmar. Leve com você alguns petiscos para recompensar o bom comportamento.


4) Determine o local onde ele fará as necessidades


Durante a caminhada não permita que seu cão cheire tudo o que quiser e pare em todos os pontos verticais para urinar. Na natureza, o líder da matilha define onde e quando farão as necessidades.

Cães domesticados também têm necessidade de disciplina e um líder equilibrado e justo que os guie. Essas pausas são como recompensas por terem caminhado e se comportado corretamente.

Lembrando que o foco está na caminhada, sendo assim, as pausas devem ser menores que o tempo de caminhada.


5) Ao chegar em casa


Você deve ser o primeiro a entrar na casa, depois, convide-o para entrar. Faça o seu cão esperar até que você retire calmamente a guia e só então o libere.


6) A recompensa


Quando ele estiver calmo, ofereça alimento e água como prêmio pela bela caminhada. Isso faz com que ele entenda que está sendo recompensado pelo bom trabalho que fez. Lembre-se, cães gostam de agradar os seus donos.


Os cães fazem bem para nossa saúde, e a nossa participação mental e física nas caminhadas regulares é vital para eles. Podemos adicionar muito à vida um do outro, desde que deixemos de apresentar motivos para evitar as caminhadas.


Você caminha regularmente com seus cães ?

Ou você tem algum motivo para não fazer as caminhadas? Deixe o seu comentário.


Serviço relacionado ao texto Caminhada



0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

BRIGAS ENTRE CÃES QUE VIVEM NA MESMA CASA

A cada dia aumentam os casos de brigas entre cães que vivem na mesma casa. E qual seria o motivo dessas brigas? Como evitá-las? Como tratar esses casos? Inúmeros são os motivos que podem desencadear u

bottom of page