top of page
Buscar

EXERCÍCIO DO CONTROLE DE IMPULSOS


O exercício do controle de impulsos frente às atividades rotineiras do lar e de fortes estímulos dentro e fora de casa pode ser um grande desafio para alguns cães.


O objetivo deste exercício é trabalhar a mente do cão para que ele se habitue a ficar no espaço designado o tempo que for necessário, até que você o libere.


O exercício do controle de impulsos além de envolver o comando para que o cachorro se posicione em local definido, envolve um desafio ainda maior, que é o de permanecer no local até que o seu estado mental relaxe.


Este exercício é indicado para:


- cães que sofrem com a ansiedade de separação;

- cães que perseguem tutores pela casa toda (este tipo de cachorro não relaxa e está o tempo todo atrás do tutor para saber o que fazer em seguida);

-cães inseguros;

-cães facilmente excitáveis e agitados (este tipo de cão além de exercícios físicos constantes, necessitam de exercícios mentais);

-cães que reagem negativamente aos estímulos durante as caminhadas.


Já que o estado mental do cachorro define como o cachorro reage aos estímulos recebidos, o comportamento do cachorro nas ruas é apenas o reflexo de como ele se comporta em casa.

O exercício do controle de impulsos é essencial para beneficiar o estado mental do cachorro. Entendemos que as recompensas ou os reforços positivos se resumem em um grão de ração, um elogio verbal ou um afago. Não obstante, a maior recompensa para o cachorro é o relaxamento mental.


Sempre recomendo aos meus alunos que treinem seus cães incluindo os exercícios em meio às atividades do dia a dia. Como por exemplo: ao receber uma visita, ou receber o entregador de pizza é uma ótima oportunidade para a prática do exercício do controle de impulsos.

Este exercício ajuda também a controlar aqueles cães que ficam tentando morder a vassoura, o aspirador de pó ou o pano de chão durante a limpeza do ambiente.


No início, a quebra do comando por parte do cachorro é normal visto que, o erro faz parte do aprendizado. Você não deve ficar frustrado e se estressar quando isso acontecer.

Calmamente posicione novamente o cachorro no local definido, e esteja sempre por perto para guiar o seu cão aos acertos.


Mantenha o nível da sua energia equilibrada, os cães são excelentes leitores de energia e qualquer oscilação será percebida por eles. Seja sempre uma fonte de energia segura, equilibrada e confiante para o seu cão.


Bons treinos!



0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

BRIGAS ENTRE CÃES QUE VIVEM NA MESMA CASA

A cada dia aumentam os casos de brigas entre cães que vivem na mesma casa. E qual seria o motivo dessas brigas? Como evitá-las? Como tratar esses casos? Inúmeros são os motivos que podem desencadear u

bottom of page