Buscar

IMPORTÂNCIA DO MANUSEIO DO CACHORRO - Cão A


Tem chovido bastante esses dias e as caminhadas com o Ariel tem sido mais curtas, e temos caminhado todos os dias sob a chuva ou sob o sol.


Hoje, durante os treinos ao ar livre joguei um graveto para o Ariel ir buscar, essa brincadeira é uma das brincadeiras que ele mais gosta. Em uma das vezes, o graveto quicou no gramado, o Ariel errou o salto, e o graveto acabou ferindo o Ariel.


Aproveitando o acidente de hoje resolvi fazer este vídeo abaixo para falar sobre o manuseio do seu cachorro e como isso é importante no decorrer da vida dele.


Em determinado momento, você vai ter que levar o seu cachorro ao veterinário, ao pet shop para tosa ou para tomar banho. Em todos esses ambientes o seu cachorro terá que necessariamente ser tocado por um humano.


O toque é um ato invasivo para a maioria dos cães, e é preciso que você acostume o seu cachorro desde pequeno.


Quando filhotes, eles estão mais receptivos a novas experiências e são mais rápidos para se acostumarem aos hábitos humanos. Este é o melhor momento para você acostumar o seu cachorro ao manejo, e isso vai ajudar você no futuro, e tenho a certeza de que muitos profissionais da área vão te agradecer também.


Cães não gostam de abraços humanos. Entre eles, o abraço acontece apenas na hora do acasalamento. Além do abraço, o toque nas patas , na boca, nas orelhas podem incomodar muito, e dependendo do cachorro a resposta de defesa pode ser uma bela mordida.


Mas o toque se faz necessário quando trazemos um cachorro para dentro de casa. Ele terá que tomar as vacinas, tosar os pelos, cortar as unhas, tomar banho, você terá que passar remédios e você vai querer fazer um carinho nele com segurança.


Por isso, acostumar o cachorro desde filhote ao toque, é essencial para deixar que esses procedimentos sejam confortáveis para o manipulador e para o cachorro.


Há muitas técnicas que você pode empregar para acostumar o seu cachorro ao toque. Eu sempre toquei o Ariel desde o primeiro dia que ele chegou, esse exercício fez parte dos treinos diários, e você pode fazer o mesmo com o seu filhote, toque ele aos poucos para ele entender que o toque não significa nenhuma ameaça. Mexa nas orelhas, no rabo, na barriga, na boca, como o veterinário faz nas consultas.


Se quiser pode ir fazendo a adaptação à escova de dentes, à escovação de pelos e todos os toques que serão necessários durante a vida do seu cachorro.

Isso vai fazer com que o seu cachorro vá se habituando ao toque e quando ele precisar que um outro profissional o toque ele já estará mais habituado.


Se o seu cachorro já é um cão adulto e que reage de forma negativa ao ser tocado, tenha cuidado, não force nada, você precisará de mais tempo e paciência para que ele se acostume.


Se você tem um cachorro que reage agressivamente ao toque, procure ajuda profissional.


Lembre-se: o melhor remédio é sempre a prevenção, eduque o seu cachorro desde filhote.


Assista ao vídeo e se inscreva no meu canal do YouTube




0 comentário

Posts recentes

Ver tudo