top of page
Buscar

Necessidades no lugar certo, como proceder


Photo by Pixabay

O problema do xixi e cocô em locais inadequados é mais um problema para os humanos devido a questões higiênicas e deterioração de móveis, do que para os cães.


O motivo do seu cachorro fazer xixi no tapete, no sofá e em lugares não convenientes pode ser vários:


-Falta de educação preventiva;

-ansiedade por separação;

-distúrbio comportamental;

-insegurança;

-marcação territorial;

-chamar a atenção;

-mudança de rotina.


O motivo pode até ser um problema fisiológico, neste caso consulte um veterinário.


Caso o problema não seja fisiológico, o problema deverá ser analisado individualmente visto que a eliminação de excrementos em locais inadequados nem sempre é devido aos mesmos motivos.


Uma vez que muitos cães são abandonados por fazerem as necessidades em locais inadequados. É muito importante que um especialista em comportamento trate deste problema.

Lamentavelmente, para algumas pessoas é muito mais simples abandonar o animal que fornecer condições para que o seu cachorro aprenda a conviver bem na sociedade humana.


Abaixo, cito alguns dos motivos de eliminação em locais inadequados:


1- Educação inadequada ou falta de educação;


2- O cachorro desenvolveu preferências por locais inadequados;


3- Falta de limpeza do local designado para fazer as necessidades.

Cães habituados a tapetes higiênicos, jornais e outros aparatos podem fazer em outros locais caso a área esteja suja.


4-Estado emocional. Cães ansiosos, tímidos, medrosos e traumatizados. Os traumatizados tendem a eliminar dejetos em locais escondidos, como por exemplo: atrás do sofá.


5- Preferência por um local. O momento ideal para ensinar os filhotes a fazerem as necessidades nos locais corretos é o período entre a oitava e nona semana de idade


6-Ansiedade por separação. Há vários fatores que devem ser analisados para chegar a este diagnóstico, como por exemplo: a eliminação inadequada ocorre na ausência do tutor; geralmente, acontece quando o cão se encontra só.


7-Marcação de território. Frequente em machos, pode significar que o seu cão esteja querendo se posicionar hierarquicamente dentro do grupo. Podendo indicar um sinal de dominância.


8-Xixi por excitação. Quando o tutor aparece.


9-Xixi por medo. Geralmente, acompanhado por outros sintomas como: taquicardia, respiração ofegante, pelo eriçado, dilatação da pupila, salivação.


O tratamento para o problema de eliminação em locais inadequados exige vigilância constante, determinação de regras, limites e um conjunto de treinamento de obediência.Cada caso necessita de um programa específico e adequado .


Se for por falta de aprendizagem, a educação sanitária deverá ser aplicada desde o início, indicando o local correto, e fazer com que o cão entenda onde e quando fazer as necessidades. A punição jamais deve ser empregada durante o processo educacional.


Este problema tem solução, mas depende do tutor estar disposto a investir em uma educação consistente e eficaz. Entender que a paciência e a perseverança são essenciais para a resolução do problema.


Cão A otimizando relações www.caoaeduca.com


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

BRIGAS ENTRE CÃES QUE VIVEM NA MESMA CASA

A cada dia aumentam os casos de brigas entre cães que vivem na mesma casa. E qual seria o motivo dessas brigas? Como evitá-las? Como tratar esses casos? Inúmeros são os motivos que podem desencadear u

bottom of page