top of page
Buscar

O QUE A EDUCAÇÃO CANINA PODE FAZER PELO SEU CÃO


Photo by Photo by Daria Shevtsova from Pexels

Algumas pessoas tendem a achar que o adestramento de cães é apenas ensinar comandos de obediência como: sentar, deitar e dar a pata.


Esse conceito ainda existe, no entanto, cada mais e mais, tutoras e tutores de cães estão começando a reconhecer que existe uma grande vantagem em contratar um educador canino para orientar e direcioná-los corretamente.


Estudos sobre o comportamento canino junto com a ciência deram grandes passos, e entre os profissionais muita controvérsia surgiu.


Muitos treinadores tradicionais baseados apenas na punição viram seus meios de subsistência ameaçados, devido a vários traumas causados aos cães pelos treinos rigorosos, e pelo crescente exército de instrutores positivos, que ao contrário dos que apenas punem não conseguem resolver problemas de comportamento mais complexos.


Atualmente, profissionais contemporâneos, sabem que o equilíbrio dos treinos é fundamental para o sucesso de qualquer modificação comportamental e que assim como o incentivo, a punição também é necessária para educarmos os cães.


Se compararmos com a educação humana, imagine uma criança que é criada apenas com carinho, amor e muita liberdade, possivelmente ela se tornará um adulto com inúmeros conflitos, principalmente quando tiver que enfrentar os ¨NÃOS¨ que fazem parte da vida.


Um outro caso é uma criança que cresce sendo reprimida, censurada e espancada, possivelmente essa criança se tornará um adulto desequilibrado, frustrado e mentalmente doente.


Agora, imagine uma criança que é educada com regras, limites, restrições e carinho na medida certa, essa criança se tornará um cidadão socialmente saudável. O mesmo acontece com os cães. Um educador canino qualificado poderá lhe orientar para que você tenha um cão educado, saudável e feliz ao seu lado.


A expectativa é que o nosso cão nos traga alegria, companheirismo e orgulho. No entanto, quando o nosso cão desobedece ou exibe problemas comportamentais, isso se torna uma fonte constante de estresse para nós e para eles.


Para o bem-estar de toda a família, é dever de cada tutor (a) garantir que o seu cão seja devidamente educado.


Não importa a raça, idade ou o temperamento, todo cão deve ser beneficiado com a educação canina.


Cão A otimizando relações




0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

BRIGAS ENTRE CÃES QUE VIVEM NA MESMA CASA

A cada dia aumentam os casos de brigas entre cães que vivem na mesma casa. E qual seria o motivo dessas brigas? Como evitá-las? Como tratar esses casos? Inúmeros são os motivos que podem desencadear u

bottom of page