top of page
Buscar

SOCIALIZAÇÃO CANINA UMA APOLOGIA AO DISTANCIAMENTO

Atualizado: 4 de ago. de 2020



Este vídeo foi gravado no dia 16 de março do ano de 2020, estamos passando por um momento onde muitas coisas desagradáveis estão acontecendo no planeta.


E uma delas é o distanciamento entre nós humanos devido ao perigo iminente de contrair e transmitir o vírus causador da covid-19.


Por se tratar de um agente patogênico recentemente descoberto, ainda não existe uma vacina para nos proteger. Há algumas medidas recomendadas como: a higienização das mãos e o distanciamento social.


E você deve estar questionando, o que isso tem a ver com a socialização do meu cachorro.


A socialização canina tem muito a ver com o distanciamento. E você vai entender a razão desta analogia.


Algumas pessoas quando pensam em socialização de cães, imaginam uma cena onde os cachorros se encontram, se cheiram, se lambem, pulam um nos outros, brincam, correm juntos, perseguem bolinhas e rolam pelo chão.


Essa cena é bastante comum nas mídias sociais e fazem o maior sucesso. Afinal, o desejo de ter um cachorro que se dê bem com todos é o sonho da maioria dos tutores.


E ONDE COMEÇA A SOCIALIZAÇÃO CANINA?


O aprendizado da socialização canina começa desde que o cachorro é muito pequeno com a mãe e os irmãos. E continua quando você o traz para dentro da sua casa.


Em toda sociedade, para que haja harmonia há a necessidade de regras, limites e orientação correta.


Entre os cães não é diferente. Cães têm a mesma necessidade de direcionamento.

Quando abrimos mão da educação canina, criamos inconscientemente um cão desequilibrado com comportamentos indesejáveis dentro e fora de casa.


O cão socialmente equilibrado, que sabe interagir equilibradamente com todos, é aquele que consegue controlar impulsos, respeita o espaço do outro, permanece sereno diante de diferentes estímulos em inúmeras situações do dia a dia.


Ao expor o seu cachorro a espaços sociais é necessário que você tenha controle sobre o seu cachorro.


A falta de gerenciamento e controle do cachorro pode ser perigoso para o seu cachorro, para a sua família, para outros animais e pessoas quando estiverem mais próximos uns dos outros.


Para se ter um cachorro equilibrado é necessário a prática de exercícios diários, definição de regras, entender o sim e o não, o que é aceito e o que não é aceito, muitas horas de treinos, e um bom condicionamento doméstico.


Quando o cachorro estiver preparado, ele demonstrará os sinais de socialização por meio do comportamento.


Ele se comportará corretamente em ambientes públicos quando exposto a diversos estímulos, frente a pessoas desconhecidas e outros cães.


Quando você leva o seu cachorro para caminhar, ele está tendo uma experiência social em um espaço que é dividido por outros seres.


Interagir socialmente para os cães não significa necessariamente se aproximar e ter contato físico.


Estar na presença de outros cães em um espaço comum para eles é socializar. E as habilidades de convívio social começam dentro de casa.


Para nós humanos, socialização significa, no sentido mais amplo da palavra, aprendizagem ou educação.


Aprendizagem essa que começa na primeira infância e só termina com a morte da pessoa.

Para os cães, quando nascem, a primeira professora de socialização é a mãe, e durante o tempo que viverem os tutores assumem o papel de educador.


A interação equilibrada entre cães é tranquila e serena.


Como quando você participa de uma confraternização por exemplo, os participantes não ficam pulando um em cima do outro como num festival de punk rock.



As pessoas interagem pacificamente, cada um no seu espaço sem pular um no outro.

Quem tem mais de um cão sabe que cães têm personalidade diferente, e sabe também que há cães que não gostam de interagir fisicamente com outros cães e preferem ficar tranquilos no seu espaço.


Há métodos para socializar corretamente o seu cachorro, e meios de controlar o seu cachorro para que ele possa ter mais liberdade dentro e fora de casa.


Se você não tem controle sobre o seu cachorro dentro de casa, possivelmente você não consegue controlá-lo fora de casa, e isso significa que ele não está preparado para se comportar adequadamente em ambientes sociais.


Educar um cachorro exige muita dedicação e tempo para que o bom comportamento do cachorro seja moldado e se torne sólido.


Cães aprendem por meio de repetições, bom condicionamento e orientação correta.

Há que se fazer um bom trabalho para se ter um cão socialmente equilibrado e apto para se comportar adequadamente.


Muitas vezes, exigimos resultados rápidos mas não queremos trabalhar e nem esperar por isso. A paciência e a cautela são essenciais para o sucesso do processo de socialização.


Algum erro durante o processo pode levar o seu cachorro a desenvolver problemas de comportamento, que exigem muito mais tempo para serem corrigidos.


O cachorro socialmente equilibrado permanece calmo e não causa problemas, divide o mesmo espaço com outros cães igualmente sociáveis.


O cachorro não precisa se esconder ou fugir, ele não agride o outro cachorro, ele não pula e nem corre atrás de um outro cachorro.


Ele permanece bem ao redor de outras pessoas e cães.


Dividir o mesmo espaço físico para os cães é socializar, não há a necessidade de pular um em cima do outro.


Diferente dos humanos, cães utilizam os instintos, a postura física e a linguagem corporal para definir o seu papel dentro da matilha. Basicamente com isso se estabelecem as regras de socialização e comunicação entre eles.


Cães reagem de acordo com o instinto e de acordo com aquele momento.

Alguns humanos consideram seus cães membros da família, onde a base das relações estão nas emoções e no intelecto, e esperam a mesma postura de seus cães desconsiderando os como espécie.


Isto causa o desequilíbrio nos cães e propicia o desenvolvimento de comportamentos negativos.


Eduque o seu cachorro para que ele possa socializar corretamente.

Respeite-o como espécie e ofereça a ele o que ele realmente necessita como espécie.


Socialize o seu cachorro com pessoas e cães tranquilos, caminhem juntos, procure ambientes frequentados por cães tranquilos. Cães absorvem e aprendem com outros cães a todo o momento.


Lembre-se: cães precisam de distanciamento físico na maior parte do tempo. Precisam ter seu espaço respeitado. E precisam que você seja uma referência segura para eles.


Se você tem alguma dúvida sobre o conteúdo deste vídeo, é só entrar em contato.



0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

BRIGAS ENTRE CÃES QUE VIVEM NA MESMA CASA

A cada dia aumentam os casos de brigas entre cães que vivem na mesma casa. E qual seria o motivo dessas brigas? Como evitá-las? Como tratar esses casos? Inúmeros são os motivos que podem desencadear u

bottom of page