top of page
Buscar

TÉCNICA PARA AMENIZAR A ANSIEDADE DE SEPARAÇÃO


photo: rawpixels

Para você que tem um cachorro que sofre de ansiedade de separação, sabe que essa situação não é nada agradável. O estresse emerge todas as vezes que você se prepara para sair e deixar o seu animal de estimação triste e ansioso não é nada fácil para você.


Felizmente, há uma técnica que você pode testar, e que pode funcionar dependendo do grau de ansiedade do seu cão.


Se o seu cachorro demonstra de alguma forma que está ansioso quando percebe que você está se preparando para sair de casa, e se comporta bem durante a sua ausência, você poderá utilizar essa técnica.


A TÉCNICA


Direcione a atenção do seu cachorro para algo que ele goste.

Um brinquedo que utilizo bastante é aquele que tem um compartimento onde você enche o brinquedo de alimentos e petiscos.


O brinquedo deve ser oferecido ao cachorro no momento em que você for sair, ele passará um tempo concentrado, utilizando a energia mental no desafio de tirar o alimento de dentro do brinquedo. Após conseguir se alimentar, ele estará cansado e possivelmente irá dormir.


Nem todos os casos de ansiedade podem ser tratados apenas com essa técnica. Se o seu cão está estressado demais para mostrar qualquer interesse em um brinquedo recheado de guloseimas, precisará de ajuda especial para controlar a ansiedade.


Caso ele se mantenha agitado durante a sua ausência, e apresente sintomas como: eliminação em locais indesejáveis, latidos excessivos, destruição de objetos e bens; significa que o seu cachorro já está com o nível de ansiedade bastante elevado, e pode ter a certeza de que ele não está feliz.


Neste caso, será necessário um conjunto de métodos de tratamento para garantir a saúde mental e física do seu animal de estimação.


POR QUE É IMPORTANTE TRATAR A ANSIEDADE DE SEPARAÇÃO?


Se o seu cão sofre de ansiedade de separação, você sabe o quão estressante é. Seu cachorro está sofrendo de estresse psicológico constante, e pode causar danos físicos a si mesmo devido ao comportamento destruidor.


Felizmente, podemos impedir que o problema se torne mais grave. Com o tratamento adequado seu cão saberá lidar com a ansiedade durante a sua ausência, fazendo-o se sentir confortável por meio da autoconfiança que o tratamento gera. Consequentemente, aliviará o seu estresse e sentimento de culpa.


Em casos graves de ansiedade de separação, contate um especialista em comportamento canino para receber orientações.


Cão A otimizando relações


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

BRIGAS ENTRE CÃES QUE VIVEM NA MESMA CASA

A cada dia aumentam os casos de brigas entre cães que vivem na mesma casa. E qual seria o motivo dessas brigas? Como evitá-las? Como tratar esses casos? Inúmeros são os motivos que podem desencadear u

bottom of page