top of page
Buscar

TREINAMENTO COM A GUIA


Pandora, 1 ano 5 meses, aprendendo a andar na guia


Alguns tutores me procuram e dizem: " O meu sonho é andar com o meu cachorro sem a guia ", ou " O meu cachorro atende quando chamado, não preciso que ele ande na guia", ou " Sou contra a utilização da guia, cães devem andar livres!".


No Brasil, não existe nenhuma lei que proíba que o seu cão ande sem a guia, e cada Estado tem a competência de legislar sobre esse tema. Em alguns Estados, algumas raças consideradas perigosas são obrigadas a utilizar a guia e a focinheira, em outros é proibida a circulação de cães de guarda ou de combate em locais aglomerados.


Se existe ou não uma legislação em seu estado que proíba a circulação de cães e indiferente do porte ou da raça, todo tutor é responsável por conduzir com segurança o seu cachorro durante os passeios.


As guias existem por terem importante função no treinamento de cães. Como especialista em comportamento canino, posso afirmar que além do controle sobre o cachorro o ponto principal da utilização da guia é a segurança.


Caminho diariamente com o meu cão, e não quero que o meu cachorro seja atacado por um cão durante as caminhadas, sendo que o ataque pode ser evitado pelo tutor.


Cães são animais e são caçadores naturais, até os mais fofinhos podem decidir atacar a qualquer momento. Dentro de casa, podem se comportar pacificamente, mas, ao saírem estão à procura de algo.


As cidades oferecem perigos como as pessoas desatentas no trânsito, seu cão pode resolver atravessar a rua e ser atropelado.


Você pode estar lendo isso e achar que tudo isso é uma grande bobagem e que isso nunca acontecerá com você, pois o seu cachorro é muito obediente, e eu espero que nenhum incidente aconteça com o seu cão durante o tempo em que ele viver.


Mas, e quando um cachorro de um terceiro que anda sem a guia resolver atacar o seu cachorro? Possivelmente nenhum dos tutores conseguirá contornar a situação de forma amena, ou se o seu cão resolver atravessar a rua quando um veículo estiver passando?


O treinamento com a coleira e a guia, é um dos treinamentos mais importantes que você deve ensinar ao seu cachorro.


A utilização da guia e da coleira pode salvar a vida do seu cão, evitar acidentes, transtornos e gastos inesperados.


Lembrando também que nem todos humanos gostam de cães como você gosta, o bom senso dos tutores deve prevalecer visando a segurança do seu animal, dos demais animais e pessoas.


Cuidar da segurança do seu cachorro e da segurança de terceiros é responsabilidade de todo cidadão.


Cão A otimizando relações


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

BRIGAS ENTRE CÃES QUE VIVEM NA MESMA CASA

A cada dia aumentam os casos de brigas entre cães que vivem na mesma casa. E qual seria o motivo dessas brigas? Como evitá-las? Como tratar esses casos? Inúmeros são os motivos que podem desencadear u

bottom of page