Buscar

VACINA PARA CÃES


Neste artigo falo sobre o protocolo vacinal e a importância de manter a vacinação em dia.


Eu não sou veterinário, mas como adestrador especialista em comportamento canino e tutor do Ariel, sei o quanto é importante manter a vacinação do cachorro em dia.


Por experiência, já perdi vários alunos que não estavam com as vacinas em dia e isso é muito triste.


Às vezes achamos que o cachorro está bem, e não damos muita importância aos cuidados que devemos ter com os nossos cães.


Muitas doenças que atingem os cães podem ser evitadas com as vacinas, e para isso, é preciso que as vacinas estejam em dia.


Quando adotei o Ariel ele estava com 3 meses de idade e até então não tinha recebido nenhuma vacina. Estava cheio de carrapatos e a minha preocupação era de ele ter contraído alguma doença.


Felizmente, após exames foi comprovado que ele estava livre de doenças. Foi feito o tratamento com o vermífugo e só então ele tomou a primeira dose da vacina.


Devido à idade do Ariel, naquele momento, não foi possível dar o carrapaticida e isso foi bastante preocupante porque se você não cuida, a sua casa fica infestada de carrapatos.


Eu retirava manualmente os carrapatos, mas parecia que eles não tinham fim. Até que após um tempo pude dar o carrapaticida e os carrapatos foram eliminados.


Lendo a bula descobri que o carrapaticida não protege o cachorro das doenças, mas elimina o parasita. Ou seja se o parasita estiver contaminado e picar o seu animal que está sem as vacinas, o seu animal corre o risco de contrair uma doença.


Por mais que a maioria dos casos de doenças seja reversível, não vamos deixar que o acaso direcione a vida dos nossos cães.


Quem tem um cachorro com sequelas em casa, sabe o quanto é difícil cuidar de um cachorro assim.


A prevenção continua sendo o remédio mais econômico tanto para a saúde como para o comportamento do seu cachorro.


ASSISTA AO VÍDEO




O Ariel não se sente confortável para tomar as vacinas, mas ele fica quieto porque sabe que deve se manter quieto até que as vacinas sejam todas aplicadas, evitando assim acidentes.


Dr. Antonio explicou sobre a vacina ética, foi a primeira x que ouvi falar dela, esta vacina é administrada por médicos veterinários, que são as únicas pessoas capacitadas para averiguar a saúde do seu cachorro.


Na ACM, as vacinas são mantidas nesse refrigerador próprio para as vacinas, que as mantém na temperatura ideal. As variações de temperatura podem comprometer a vacina, implicando na eficiência da mesma.


Fatores como: tecnologia da vacina, acondicionamento, transporte, forma de manipulação, temperatura e avaliação clínica prévia fazem a uma grande diferença na hora de vacinar o seu cachorro.


Cães só devem começar as caminhadas nas ruas depois de serem devidamente imunizados. Evite sempre o contato com animais que você desconhece a procedência ou que não estejam devidamente vacinados.


No dia anterior, a esta filmagem, o Ariel estava com diarréia e fomos atendidos pelo Dr. Vitor da ACM, que apalpando o Ariel, verificou que ainda havia gases e as fezes poderiam sair mole.


Dr. Vitor explicou que para ser vacinado, o Ariel deve estar saudável, sem febre ou diarreia. Se isso não for respeitado, o organismo pode não responder plenamente à vacinação.


Somente após a consulta com o exame clínico que é feita a vacinação. Se o seu cachorro apresentar-se adoentado, com febre, diarréia ou com uma simples gripe, não é feita a vacina, para não comprometer ainda mais a saúde do animal.


Faz-se o tratamento adequado e posteriormente a vacinação, garantido assim a sua eficácia.




Frente ao diagnóstico, voltamos para casa, e segui as orientações do Dr. Vitor.


Após um período de tempo, observei que as fezes do Ariel já estavam normais.


Retornamos à ACM, e desta vez quem nos atendeu foi o Dr. Antonio, que novamente examinou o estado do Ariel, mediu a febre, e só após uma longa avaliação clínica, baseado nas minhas respostas, verificou ser possível aplicar a vacina no Ariel.


Deixo uma pergunta: O seu cachorro se comporta adequadamente durante a vacinação?


Link da ACM no instagram:

https://www.instagram.com/acm_maringa/?hl=pt-br


Visite o site da Cão A







0 comentário

Posts recentes

Ver tudo